sexta-feira, 29 de março de 2013

História da Páscoa

Feliz Páscoa      Desde o mundo antigo, a páscoa consiste em uma das mais importantes datas do calendário de festividades do mundo cristão. Sua mais conhecida conotação religiosa se vincula aos três dias que marcam a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Entretanto, muitos estudiosos tentam dar outra interpretação a esse fato, trazendo uma consideração, uma visão menos denotativa à história da ressurreição.

     Em uma perspectiva histórica da formação das crenças cristãs, alguns estudiosos apontam que o cristianismo, ao florescer em sociedades marcadas pelo politeísmo e por várias narrativas míticas, acabou incorporando a ideia de imortalidade presente em outras manifestações religiosas. De acordo com os pesquisadores M. Goguel, C. Guignebert, e A. Loisy, a morte trágica seguida do processo de ressurreição vinculada a Jesus em muito se assemelha às histórias de outros deuses como Osíris, Attis e Adônis.

     Estudos mais recentes apontam que essa associação entre a páscoa cristã e outras narrativas mitológicas está equivocada. A própria concepção de mundo e as funções pelas quais o processo de morte e ressurreição assumem nas crenças orientais e greco-romanas não podem ser vistas da mesma maneira que na construção do ideário cristão. O estudioso A. D. Nock aponta para o fato de que no cristianismo a crença na veracidade da história bíblica é uma chave fundamental de seu pensamento ausente na maioria das religiões que coexistiram na Antiguidade.

     Interpretações mais vinculadas à própria cultura judaica e à narrativa Bíblica apontam a Páscoa como uma nova resignificação da festividade de libertação dos hebreus do cativeiro egípcio. Nessa visão, a libertação do cativeiro, enquanto um episódio de redenção do povo hebreu, se equipararia à renovação do Cristo que concedeu uma nova esperança aos cristãos. Apesar de a narrativa bíblica afirmar que o episódio da ressurreição foi próximo à festa judaica, a definição do dia da Páscoa causou uma contenda junto aos representantes da Igreja.

     No ano de 325, durante o Concílio de Niceia houve a primeira tentativa de se estabelecer uma data que desse fim às contendas com respeito ao dia da Páscoa. Mesmo tentando resolver a questão, só no século XVI – com a adoção do calendário gregoriano – as dificuldades de se precisar a data da páscoa foram amenizadas. A data ficou estipulada no primeiro domingo, após a primeira Lua cheia do Equinócio da Primavera, entre os dias 21 de março e 25 de abril.

     Mesmo sendo alvo de tantas explicações e contendas, a Páscoa marca um período de renovação entre os cristãos, onde a morte de Jesus deve ser lembrada com resignação e alegria. Ao mesmo tempo, traz aos cristãos a renovação de todo um conjunto de valores fundamentais à sua prática religiosa.


quinta-feira, 28 de março de 2013

NTE realiza o I Encontro de Sensibilização de Gestores Escolares.

     O Núcleo de Tecnologia Educacional de Patos de Minas realizou no dia 26 de março o I Encontro de Sensibilização de Gestores Escolares. 
     O encontro teve como objetivo sensibilizar os gestores escolares para a importância do uso do laboratório de informática e do uso das tecnologias no processo educacional, bem como da atuação do gestor facilitando esse processo.
     A Diretora da superintendência Regional de Patos de Minas, Susie Adriane Silva Pereira, fez a abertura do encontro falando sobre o "Minas presente na escola". Diversos assuntos foram abordados, dentre eles informações e orientações sobre os blogs educacionais das escolas, contratação de internet, organização e funcionamento dos laboratórios de informática, apresentação de portais da SEE e MEC, apresentação do edital "O jardim de Epicuro", informações sobre o atendimento de suporte às escolas, informações sobre o Censo Escolar, dentre outros.

     Participaram também do encontro, os Secretários Municipais de Educação de Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Rio Paranaíba, Tiros e São Gotardo, firmando ainda mais a parceria do NTE e Municípios.
     Contamos também com a valiosa colaboração das Escolas E.E. Abílio Caixeta de Queiroz, com a apresentação do blog da escola pelos servidores Gabriel "Bill" e Maura Vieira, e da E.E. Dona Guiomar de Melo, falando sobre a organização e o uso correto do laboratório de informática pelo servidor Jair.
As inscrições para as capacitações oferecidas pelo NTE já estão abertas através do Blog. Basta acessar a aba Formulários e clicar emFormulários de Cursos, preenchendo todos os dados solicitados e clicando em Enviar.








terça-feira, 26 de março de 2013

27 de março - Dia do Circo

Piolim – o maior palhaço do Brasil

       O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.
Seu pai havia sido dono de circo quando Abelardo ainda era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias.
    A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.
Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza.
Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.
     Foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro.
Em dois de agosto de 1931 recebeu uma homenagem de Mário de Andrade, através de uma crônica que demonstrava seu encantamento com a arte do circo de Piolim.
     Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.

Sugestões de Atividades sobre o dia do circo.


Clique nas imagens e vejam em tamanho maior:








Imagens: Pesquisas Google

Patos de Minas tem um dos melhores índices de educação pública do Brasil.

Foto: Site SRE Patos de Minas 

Os números foram divulgados pela Revista Exame na última semana. Segundo a reportagem, Patos de Minas, Guimarânia e Tiros estão entre as 90 melhores cidades do Brasil em questão de educação pública. Os números se referem ao nível de aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.
O feito é realmente para ser comemorado. Do Alto Paranaíba, foram apenas os três municípios que tiveram 70% das crianças dos anos iniciais com a aprendizagem esperada em matemática e português. Esse nível é uma meta estipulada pelo governo federal para ser alcançado apenas em 2022. Atualmente, apenas 37% dos brasileiros tem o resultado esperado em português e 33% em se tratando de matemática.
A meta foi instituída e é acompanhada anualmente pelo Todos pela Educação, com base em uma escala de aprendizado com vasta aceitação pelos estudiosos. Dos 27 estados e o DF, apenas nove têm cidades que já hoje cumprem tais requisitos. Vale ressaltar, porém, que quando a avaliação chega ao 9º ano, nenhuma cidade do Brasil atinge 70% nas duas disciplinas, situação ainda pior no ensino médio.
Os dados se referem a 2011 e foram levantados pela Fundação Lemann com base na plataforma de dados educacionais qEdu. O resultado serve de orgulho para os profissionais que trabalham com crianças nas cidades citadas. Apesar dos baixos salários, eles mostraram que estão fazendo um trabalho digno. Todos sabem da importância da educação para o futuro do país que só se desenvolverá com pessoas capacitadas para produzir mais e com melhor qualidade.
Veja as 90 cidades brasileiras em que a escola pública já atingiu o nível estipulado pelo governo federal:

Projeto Pausa Para Leitura 2013: Mês Abril - 2º Turno

Veja o Cronograma do Projeto Pausa Para Leitura referente ao mês de Abril 2º Turno. 

04/04/2013 - Quinta-Feira 
11/04/2013 - Quinta-Feira 
16/04/2013 - Terça-Feira 
24/04/2013 - Quarta-feira

Observação: Como o combinado o horário será de 16:00h às 16:30h.

Atenciosamente 

Funcionários da Biblioteca. 

Atenção !!! Formulário PGDI/2013

Imagem Ilustrativa 
Atenção !!! 

O formulário do PGDI/2013 foi enviado por email para todos os servidores e deverá ser devolvido até 30/03/2013.

Atenciosamente  

Marialva Dias 

segunda-feira, 25 de março de 2013

sexta-feira, 22 de março de 2013

Fotos dos trabalhos sobre o Dia da Água.

Trabalhos realizados pelos alunos dos 7º 03, 7º12, 7º13,7º14, 9º07 e 9º08 sobre o Dia da água.
 Parabéns aos Alunos e Professora Regina Soares pelos  trabalhos desenvolvidos. 
Veja abaixo as fotos:

Clique nas fotos e veja em tamanho maior 





Atenção Alunas e Alunos! Inscrições para Miss e Mister Estudantil 2013



Amanda Magalhães Miss Estudantil 2012
Foi Aluna do 3º Ano em 2012 em nossa escola.   


Atenção Senhores Pais ou Responsáveis.

A E.E."Abílio Caixeta de Queiroz", informa que amanhã dia 23/03/2013 - Sábado, teremos aula normal. Seu filho deve vir para escola também neste dia uniformizado, e com materiais da aula de quarta-feira. 
Observação: Aula para os (3)três Turnos.

Atenciosamente 

A direção 

quinta-feira, 21 de março de 2013

22 de Março - Dia Mundial da Água

Os dias nacional e mundial da água foram criados visando sua conservação.

    Desde os primórdios da humanidade sabemos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, para garantir seu sustento através da pesca e da agricultura.
       A história do Egito faz uma excelente demonstração desse fato, quando os homens, às margens do rio Nilo, fizeram os primeiros aglomerados humanos e construíram as primeiras cidades do mundo. Ali já se registrava o quanto o homem era dependente da água.
Porém, com o passar dos anos, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada.
          Por esses motivos, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a tal bem natural.
        Em 10 de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o dia nacional da água através do projeto de lei do deputado Sérgio Novais (PSB-CE). O texto destaca que esse deverá “oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.”
         A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos.
        A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental e a consciência ecológica em relação à água.
Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:
- Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;
- Que ela é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
- Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;
- Que o equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;
- Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;
- Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
- Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.
     Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todos as pessoas sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo, assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.


Sugestões de Atividades do Dia da Água 

Clique nas Imagens e veja em tamanho maior.



















Imagens Fonte: Pesquisas Google

Dia 21 de Março - Dia Universal do Teatro e Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

DIA UNIVERSAL DO TEATRO 

Teatro antigo, suas galerias, camarotes e as faces da comédia e da tragédia

     O dia mundial do teatro foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.
     O marco principal do surgimento do teatro foi a reunião de um grupo de pessoas em uma pedreira, que se reuniram nas proximidades de uma fogueira para se aquecer do frio.
     A fogueira fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a ideia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores e até de Deus e do diabo, segundo conta Margarida Saraiva, da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Portugal.
     A representação existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais para contar aos outros como eles eram e o que faziam, se eram bravos, se atacavam, ou seja, era a necessidade de comunicação entre os homens.
     As homenagens aos deuses também favoreceram o aparecimento do teatro. Na época das colheitas da uva, as pessoas faziam encenações em agradecimento ao deus Dionísio (deus do vinho), pela boa safra de uvas colhidas, assim, sacrificavam um bode, trazendo para a comemoração os primeiros indícios da tragédia.
Os povos da Grécia antiga transformaram essas encenações em arte, criando os primeiros espaços próprios, para que fossem divulgadas suas ideias, as mitologias, agradecimentos aos vários deuses, dentre outros assuntos.
     O gênero trágico foi o primeiro a aparecer, retratava o sofrimento do homem, sua luta contra a fatalidade, as causas da nobreza, numa linguagem bem rica e diversificada. Os maiores escritores da tragédia foram Sófocles e Eurípedes.
Nessa época, somente os homens podiam representar, assim, diante da necessidade de simular os papéis femininos, as primeiras máscaras foram criadas e mais tarde transformadas nas faces que representam a tragédia e a comédia; máscaras que simbolizam o teatro.
     O gênero cômico surgiu para satirizar os excessos, as falsidades, as mesquinharias. Um dos principais autores de comédia foi Aristófanes, que escreveu mais de quarenta peças teatrais.
Nas primeiras representações, a comédia não foi bem vista, pois os homens da época valorizavam muito mais a tragédia, considerando-a mais rica e bonita. Somente com o surgimento da democracia, no século V a.C, a comédia passou a ser mais aceita, como forma de ridicularizar os principais fatos políticos da época.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Foto: Site Universo Jatobá 

     Já faz 125 anos que nos livramos do flagelo da escravidão. Já faz 44 anos que a ONU criou o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial em resposta a um protesto do Congresso Pan- Africano contra normas que segregavam os negros. Já faz 25 anos que  o racismo se tornou crime inafiançável no Brasil por meio da Constituição de 1988.
     Mas os resquícios da discriminação ainda pulsam. E em alguns casos com ironia. Refiro-me ao pastor Marcos Feliciano, que mesmo acusado de homofobia e racismo, foi eleito líder da Comissão de Direitos Humanos e Minorias no último dia 13 de março. O sujeito já chegou a dizer absurdos como ”Africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé.”
     Pessoas influentes no mundo ainda lidam com situações constrangedoras. A cantora Rihanna também foi vítima de preconceito racial em um hotel em Lisboa durante uma turnê. Ela contou pelo Twitter que um homem disse coisas horríveis sobre as mulheres negras e afirmou, inclusive, que não deveriam se hospedar no mesmo hotel. Outro caso foi protagonizado pela apresentadora Oprah Winfrey. Ela disse ter sido vítima de preconceito ao ser impedida de entrar em loja da grife Hermés, em Paris.
     Situação parecida enfrentou a nossa jornalista Glória Maria. Ela foi a primeira repórter negra da TV brasileira e já relatou em algumas entrevistas como foi sentir isso na pele, inclusive quando chegou a apresentadora do Fantástico, na Rede Globo. Em 1976, Glória chegou a processar o hotel Othon Palace, no Rio, após ser impedida de entrar pela porta da frente e convidada a usar o elevador dos fundos do local.
     Nesta luta pelo combate ao racismo, o destaque vai para o cantor e compositor Gilberto Gil, a quem Câmara Municipal de Salvador concedeu a medalha Zumbi dos Palmares, dedicada a pessoas que atuam e se dedicam ao tema não só em Salvador, mas em todo o Estado da Bahia.
     Deixo para vocês uma frase do grande Nelson Mandela. Ex-presidente da África do Sul, ele também foi líder do movimento contra o Apartheid, regime de segregação racial, que durou de 1948 a 1994 na África do Sul:
     “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinados a amar”.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Dia 20 de Março - Início do Outono e Dia do Contador de Histórias.

Foto: Pesquisas Google

INÍCIO DO OUTONO 

Depois de tanto calor, nada como uma brisa fresca. Sinal que o outono está chegando. Os dias voltam a ficar mais curtos e as folhas e frutos, já amadurecidos, começam a cair no chão. Os jardins e parques ficam como um mar, coberto de folhas de todos os tamanhos e cores. 
Esta é a época das grandes colheitas, principalmente nos países do hemisfério norte, que precisam armazenar bastante comida pois o inverno lá é bem rigoroso. Que delícia uma frutinha bem gostosa tirada direto da árvore!


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DIA DO CONTADOR DE HISTÓRIAS 

Foto: Pesquisas Google
No dia 20 de março é comemorado o Dia do Contador de Histórias. A data foi criada em 1991, na Suécia, e tem como principal objetivo reunir os contadores e promover a prática em todo mundo.
A arte de contar histórias é bem antiga. As histórias contadas por gerações foram importantes para a evolução da humanidade. Sem dúvida, todos nós temos um pouco de contadores através de um acontecimento, piada, um bate-papo ou até mesmo em uma conversa pela internet.
O dia de hoje exalta as pessoas que dedicam suas vidas a levar alegrias e histórias com meio de divertimento e aprendizado. Em 20 de março, celebramos os esforços desses profissionais tão queridos que através de técnicas e um dom divino nos encantam e envolvem com suas anedotas.
Parabéns a todos os contadores de histórias do Brasil!

terça-feira, 19 de março de 2013

Homenagem aos Bibliotecários ...

Bibliotecárias(os)

O dia do Bibliotecária(o) é muito importante para uma escola, porque a escola é um lugar onde as coisas devem ser atrativas e chamativas e um lugar onde as crianças e jovens aprende sobre os estudos e um pouco sobre a vida. 
Em uma escola ão pode faltar uma biblioteca e as bibliotecárias(os) para cuidar dela mantendo-a bem arrumada, só alguém com tanta paciência para este cargo, além de tudo são pessoas muito especiais para a biblioteca  afinal sem elas não haveria a biblioteca,por isso estamos aqui para parabenizar vocês tias e tio por melhorar o funcionamento da nossa escola.

PARABÉNS !!! 

Alunos do 9º Ano Sala 08 1º Turno. 


--------------------------------------------------------------------------------------------

AGRADECIMENTOS 

Regina Soares, Solange , Mirley e alunos(as),

Ficamos imensamente felizes com as homenagens.

Obrigado pelo carinho e atenção !!! 

Funcionários da Biblioteca "Cora Coralina"

Enriquecer cobertura florestal pode manter qualidade da água.


Estudo aponta que presença de cobertura florestal e recuperação das florestas já existentes pode contribuir para a manutenção da qualidade de águas superficiais e também para aumentar sua proteção.



Foto: Site Planeta Sustentável

A presença de cobertura florestal é essencial para a manutenção da qualidade da água dos corpos d’água em regiões com atividade agrícola e pecuária. Ao mesmo tempo, a recuperação e o enriquecimento das florestas já existentes pode proporcionar uma resposta mais rápida para a proteção das águas superficiais. As constatações são de uma pesquisa da engenheira Carla Cristina Cassiano realizada no LCF - Departamento de Ciências Florestais da Esalq - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz USP, em Piracicaba.

O estudo foi dividido em duas partes. A primeira buscou avaliar as condições da vegetação florestal na área de estudo e o seu potencial na prestação de serviços, e a segunda parte mensurou o efeito desta vegetação em parâmetros físico-químicos da água. "As unidades de estudo foram definidas na bacia do rio Corumbataí (interior de São Paulo), a partir do mapeamento do uso do solo do ano de 2000 pelo método de amostragem adaptativa, onde as unidades deveriam apresentar um mínimo de 70% de matriz e 10% de cobertura florestal", explica Carla. "Foram selecionadas seis unidades de 16 quilômetros quadrados (km2), três unidades com matriz de pasto e três unidades com matriz decana-de-açúcar".

Com as unidades definidas foram realizados os mapeamentos por fotointerpretaçãopara cinco datas (1962, 1978,1995, 2000 e 2008) e, a partir disso, foi possível calcular as mudanças do uso do solo e índices para os fragmentos florestais que identificaram sua trajetória. "A pesquisa propôs uma metodologia para caracterizar o potencial de proteção dos recursos hídricos pelas florestas a partir da estrutura e dinâmica da paisagem, permitindo a diferenciação da vegetação florestal de acordo com o seu histórico, localização e características do terreno", aponta o professor Silvio Frosini de Barros Ferraz, que orientou a pesquisa.

VEGETAÇÃO FLORESTAL Segundo a autora do trabalho, os resultados mostraram que a vegetação florestal na área de estudo tem aumentado nos últimos anos, dando indícios ao inicio de uma fase de regeneração, conhecida como a segunda fase da transição florestal, porém apenas estudos futuros poderão confirmar essa análise. "No entanto, a paisagem apresentou uma baixa cobertura florestal, de aproximadamente 16% da área de estudo, com muitos fragmentos pequenos, geralmente próximos a cursos d’água de primeira ordem. Das florestas existentes, apenas um terço estaria exercendo seu potencial pleno de conservação das águas", conta.

De acordo com o orientador do estudo, quando pensamos em aumentar a proteção dos recursos hídricos pela vegetação florestal é interessante se atentar para a recuperação dos fragmentos florestais já presentes na paisagem. "Muitas vezes é dada uma importância maior ao plantio de novas áreas, do que ao enriquecimento das já existentes. Plantios novos levarão mais tempo para se estabelecer e se desenvolver enquanto a recuperação dos fragmentos poderá apresentar uma resposta mais rápida para o aumento e a permanência dessa vegetação florestal na paisagem e consequentemente para oferta de serviços ecossistêmicos", conclui Ferraz.

A conversão de florestas em usos antrópicos tende a reduzir a qualidade da água, devido ao aporte de nutrientes e sedimentos provenientes da movimentação e manejo do solo. "As florestas se apresentam como a melhor cobertura do solo para a manutenção da qualidade natural das águas superficiais, proporcionando serviçosecossistêmicos de regulação e provisão desse recurso", aponta Carla. Em contrapartida, segundo a pesquisadora, "a presença de vegetação florestal na área ripária pode reduzir esses efeitos, através da prestação de alguns serviços de proteção dos corpos d’água".

Com o objetivo de detectar a influência da mata ciliar na composição físico-química da água em microbacias agrícolas, a engenheira florestal desenvolveu, no programa de Pós-graduação em Recursos Florestais da Esalq um trabalho de avaliação da cobertura florestal sua relação com os recursos hídricos. A proposta está inserida no projeto "Avaliação multi-escala de impactos ambientais em paisagem fragmentada agrícola" coordenado pela professora Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz, do LCF, que busca avaliar os impactos na fauna, na flora e na água resultantes da ocupação e uso do solo na área rural. O professor Silvio Frosini de Barros Ferraz, também do LCF, orientou a pesquisa, que teve apoio da Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.


segunda-feira, 18 de março de 2013

Edital de designação 2013 - Professor de Geografia


Nome da Escola: E.E."Abílio Caixeta de Queiroz
Endereço: Rua Francisco de Assis Sabino, 221 - Bairro Alvorada 
Município: Patos de Minas - MG 


Cargo ou Função: PROFESSOR DE GEOGRAFIA - 24 AULAS
Período de Designação: ATÉ 12/05/2013
Horário de Atuação: MANHÃ E NOITE  
Justificativa: SUBSTITUIÇÃO 

Local da Designação: ESCOLA ESTADUAL "ABÍLIO CAIXETA DE QUEIROZ"
Data: 19/03/2013
Horário: 17:00 horas



Patos de Minas, 18 de Março de 2013 

sábado, 16 de março de 2013

Campanha " CONTE ATÉ 10" A nossa escola apoia.

     A campanha “Conte até 10” visa sensibilizar a sociedade com objetivo de evitar os homicídios cometidos por impulso, que ocorrem em situações como brigas em bares, discussões no trânsito ou entre vizinhos. O alvo são os crimes que acontecem em função da banalização da violência, da falta de tolerância, da ação impensada no momento da raiva. Daí a proposta de contar até dez e manter o controle.

      A ação é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público em parceria com a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), integrada pelo CNMP, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça. Instituída em fevereiro de 2010, a Enasp promove a articulação dos órgãos responsáveis pela segurança no país e coordena as ações de combate à violência.

​     Com a campanha “Conte até dez”, a Estratégia quer ir além da qualificação e sensibilização dos agentes do sistema de justiça. Quer engajar também a sociedade civil. Na luta contra o homicídio, o desafio agora é agir em duas frentes: combater a impunidade, viabilizando a investigação e julgamento dos crimes, e conscientizar os brasileiros para evitar atitudes e reações contra a vida, em situações de violência.

Anderson Silva 

Junior Cigano 

Sarah Menezes e Leandro Guilheiro


Realização
Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). Integram a Enasp o CNMP, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça (MJ).
Atletas participantes*
Anderson Silva, campeão mundial peso-médio do UFC
Junior Cigano, campeão mundial peso-pesado do UFC
Sarah Menezes, judoca campeã olímpica em 2012
Leandro Guilheiro, judoca campeão mundial em 2010
*Os atletas não cobraram cachê pela participação.

Mais detalhes desta campanha acesse:



ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...