terça-feira, 4 de julho de 2017

LEITURA E ESCRITA EM MATEMÁTICA

LEITURA E ESCRITA EM MATEMÁTICA



O ensino da leitura e escrita deve ser trabalhado com afinco, em matemática
, principalmente pela grande rejeição que a disciplina ainda tem. Isso pode ser feito utilizando problemas do cotidiano do aluno.(...)



AQUI SE ESCREVE, AQUI SE PAGA


Não menos importante que a leitura, está a arte de escrever. Através da escrita é possível expressar sentimentos, ideias, críticas e o conhecimento. De nada serve o conhecimento se não puder ser perpetuado. 
A escrita é um instrumento de extrema importância na arte da comunicação, por isso devemos tomar o cuidado de usar uma linguagem adequada ao leitor, expressar as ideias de maneira mais simples possível e sem dar margens a interpretações diferentes das desejadas pelo escritor. 
A escrita matemática gera uma dificuldade ainda maior, pois nela devemos nos preocupar com todos os princípios pertinentes às outras áreas, e ainda a grande quantidade de cálculos, símbolos e notações que aparecem com muita frequência. Só se aprende a escrever lendo e escrevendo. Colocar o aluno para ler, interpretar, escrever textos matemáticos é a forma mais conhecida para melhorar sua escrita. Alguns cuidados devem ser tomados. 
Antes de começar a escrever é necessário trabalhar os conceitos matemáticos envolvidos, pois, como em qualquer área, não se pode escrever bem sem o conhecimento do assunto. 
A linguagem matemática deve ser trabalhada de forma gradual com doses adequadas. Introduzir uma quantidade excessiva de símbolos e notações pode ser desgastante e muito tedioso; conhecer cada símbolo, saber onde e para que ele é utilizado, e se ele pode, e quando pode ser trocado por uma frase escrita, constitui uma tarefa também importante nesse processo. 
Uma sugestão é que o professor prepare textos bem elaborados que envolvam situações do cotidiano e trabalhe a sua leitura com certa frequência e depois crie situações didáticas semelhantes para que o aluno construa textos utilizando notações e simbologias matemáticas adequadas. 
A criação das situações problemas também pode contribuir no ensino da escrita. Em qualquer uma dessas situações é preciso que o professor trabalhe o erro, detectando, explicando e sugerindo maneiras que melhorem a escrita. Melhorar a escrita é algo que professores e alunos devem se empenhar constantemente.
 A cada dia a comunicação verbal fica mais escassa, e é através da escrita que estaremos sendo avaliados, desde testes escolares até a busca por um emprego. De nada servirá nosso conhecimento se não pudermos mostrá-lo.
 Escreva bem e será reconhecido, escreva mal e aguente as consequências.
 Aqui se escreve, aqui se paga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita. Volte sempre!

ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...