quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Convite de Solenidade de Encerramento do PROERD 2014


Projeto Semear


As professoras do 1°ano desenvolveram com seus alunos o projeto"Semear" onde as crianças tiveram a oportunidade de socializar informações em rodas interativas e aprender por meio de gravuras, debates e contação de histórias relacionadas ao tema Plantas.
O cuidado com o meio ambiente, preservação e cultivo foram trabalhados de forma lúdica e concreta.A professora Adriana Alves contou a História da Árvore Mágica e as crianças acharam o máximo!Posteriormente os alunos realizaram experiência com feijões em sala.Desenhos,colagens,produção de frases e cartazes também estavam entre as atividades.Para fechar com chave de ouro, as crianças foram até a horta da escola onde plantaram sementes de cenoura e visualizaram as plantas, suas respectivas partes.O resultado?? Sucesso !!!!







quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O Dia “D” da Escola Estadual “Abílio Caixeta de Queiroz”

A EE “Abílio Caixeta de Queiroz” realizou na manhã do dia 23 próximo passado o Dia “D”, toda a comunidade participando.
Foi uma manhã de muita reflexão onde se evidenciou a importância da família na vida dos alunos, na oportunidade foram apresentados o resultado das avaliações externas PROALFA e PROEB e das avaliações internas com a entrega dos boletins. Em meio ao lúdico e através de apresentações artísticas a comunidade escolar foi informada das ações elaboradas pelos professores e especialistas com o intuito de minimizar as dificuldades e melhorar a aprendizagem.A diretora Maria das Graças Lemos falou da importância da união da família e como essa união influencia no sucesso e desempenho dos alunos.
Houve ainda uma linda apresentação da Banda Plenitude, que é formada por uma família de alunos da escola (Wellington, Sarah e Samuel) e regida pela mamãe Kátia com a música História de um Lar.
Em seguida a Senhora Maria Augusta, formanda do curso de Psicologia do UNIPAM realizou uma palestra sobre a importância da família na formação de cada indivíduo.
A Cabo Mônica, instrutora do PROERD falou aos pais sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Polícia Militar, com o objetivo de prevenir e manter as crianças longe das drogas e da violência.
Houve ainda a apresentação da banda Metamórfica formada pelos alunos Henrique, Yuri, Lucas, Gabriel, Daniel e Álef que apresentaram a música Três por Quatro que fala um pouco de encontro.
Como a Escola Estadual “Abílio Caixeta de Queiroz” vem apresentando resultados crescentes a cada ano, a diretora Graça Lemos apresentou esses resultados aos presentes destacando que para alcançá-los é preciso muito trabalho e que todos os profissionais da escola se envolvem e não medem esforços, cada um na sua função para a realização de projetos visando a melhoria da aprendizagem e consequentemente os resultados positivos nas avaliações externas e internas.
A professora Simone apresentou as propostas para melhoria do ensino/aprendizagem dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e a professora Orosina apresentou as propostas para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Como agradecimento a tudo que os familiares tem feito na vida das crianças, houve uma apresentação carinhosamente preparada pelas professoras do 1º ao 5º ano, coordenada pelas professoras Adriana e Carla.
Assim foi o dia “D”, toda comunidade participando, da E. E. “Abílio Caixeta de Queiroz”, com resultado também bastante positivo, pois contou com a participação de 69 funcionários, 210 alunos e 428 pais e/ou responsáveis.
Agradecemos a todos que de alguma forma colaboraram para a realização desse evento.
Parabéns!
 Maria das Graças Lemos - Diretora
















Mural  feito pela Professora Heloísa do 2º Ano - Turno:Tarde 

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

25 de Agosto - Dia do Soldado

O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz
Imagem: Site Brasil Escola
O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir.

No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.

A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.

O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.

Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.




Sugestões de Atividades 
Clique nas imagens e veja em tamanho maior

















Sugestões de Atividades: Fonte Pesquisas Google

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Dia 22 de agosto - Dia do Supervisor Escolar

Rejane e Helen - Supervisoras 1º Turno e 3º Turno

O dia do supervisor escolar é comemorado no dia 22 de agosto. A função do supervisor é contribuir para que  o grupo de educadores receba uma coordenação efetiva, sempre promovendo a distribuição de conhecimentos e orientação, tendo como perspectiva  o crescimento dos colaboradores e o resultado final da educação.
Geralmente o supervisor atua com um determinado grupo, liderando.É preciso ter comprometimento e amor a profissão para conseguir bons resultados.
Parabéns as nossas queridas supervisoras
Fabiana e Luciana - Supervisoras 2ºTurno

MURAL FEITO PELA PROFESSORA LÚCIA MACHADO COM A COLABORAÇÃO DOS ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E DIREÇÃO DA ESCOLA 





Uma homenagem da Escola Estadual Abílio Caixeta de Queiroz

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Trabalhando Medidas de Massas no 1° ano do Ensino Fundamental

 Medidas de Massa é um assunto que as crianças começam a aprender desde cedo nos anos iniciais de escolaridade e é construído a medida dos anos sucessivos. Aprender sobre como pesar  é uma habilidade que as crianças precisam para vários aspectos na matemática, ciência e na vida em geral, à medida que crescem. Ensinar sobre essas coisas pode ser divertido quando se permite que a criança pratique os conhecimentos de modos diferentes.
Nesta semana os alunos do 1º ano da Professora Adriana Alves, de forma bem interativa estão aprendendo sobre medida de massa com o objetivo de desenvolver habilidades  essenciais  incluindo comparação, classificação, contagem e conservação.
Durante as atividades desenvolvidas contamos com a colaboração da Luciene Dias, funcionária ASB, que mostrou aos alunos como usar uma balança, instrumento fundamental de medida de massa, muito utilizada na cantina da escola.
Para que os alunos percebessem que existem outros tipos de balanças, com outras utilidades, fizemos um passeio até a farmácia onde foi feita a pesagem dos alunos.

Trabalhar de forma diversificada e interativa além de promover uma aprendizagem agradável também desenvolve  outros modos de compreender o assunto.






quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Dia "D" na Escola Abílio Caixeta de Queiroz

Um dia dedicado a retomadas, comemorações, novos planejamentos e/ou ajustamentos no já planejado,  apresentação de ações projetas e desenvolvidas nos PIPs de 2013/2014,   assim foi o nosso último dia 14 (quinta-feira), batizado e consagrado como Dia “D” – Toda Escola Pode Fazer A Diferença.
 Momento em que nós servidores que nos dedicamos à Educação, paramos para refletir sobre os resultados da Educação no Estado de Minas Gerais, na SRE e principalmente em nossa “Abílio Caixeta de Queiroz”. Os servidores também se dedicaram aos resultados do SIMAVE (PROALFA – 3º anos com avaliações externas de Língua Portuguesa) e ( PROEB 5º, 9º e 3º anos com avaliações externas de Língua Portuguesa e Matemática), referentes ao ano de 2013. A partir de então, os professores e especialistas fizeram uma revisão nos PIPs, de 2014/2015 de cada ano/turma, lançando novas ideias ou complementando outras, objetivando mantermos o crescimento no processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos.
Prestigiaram também o momento representantes da SRE e da SEE que aplaudiram de pé os resultados e trabalhos desenvolvidos pelos servidores da escola Abílio Caixeta de Queiroz, que garantiram o bom resultado nas avaliações externas.
Parabéns a todos!

Mais uma vez podemos dizer: Valeu!!!!

















ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...