quinta-feira, 31 de julho de 2014

Dinâmica I do Projeto de Educação Ambiental da E. E. Abílio Caixeta de Queiroz

Atividade: Dinâmica I do Projeto de Educação Ambiental da 
E. E. Abílio Caixeta de Queiroz
Tema: O Ciclo da Água no Meio Ambiente


No dia 25/07/14, de 10:00 às 11:25, os alunos do 1º Ano/03 da Escola Estadual “Abílio Caixeta de Queiroz” ensaiaram e apresentaram DINÂMICA I – “Gotas d’Água no Rio”, relativa ao projeto de Educação Ambiental I, para a turma do PROETI – Projeto Tempo Integral, sob a supervisão dos professores Lourivaldo Lemos da Silva e Rosimeire Pereira da Silva Vasconcelos.


A dinâmica propiciou um aprendizado sinestésico sobre como é ciclo da água no meio ambiente, tanto para os alunos do 1º Ano/03, que conduziam a atividade, quanto para as crianças do PROETI.



Há que se destacar que a dinâmica foi desenvolvida pelo professor Lourivaldo para propiciar aos alunos do 1º Ano/03 a prática de Educação Ambiental, de forma transdisciplinar.
           
            Esta turma está recebendo formação específica sobre Educação Ambiental através da Disciplina “Meio Ambiente e Recursos Naturais”, a qual faz parte do Programa Reinventando o Ensino Médio, o qual contempla as áreas de empregabilidade. Ainda, o tema desse projeto é parte integrante do currículo e visa propiciar aos alunos estabelecer relação entre a teoria e o cotidiano no mercado de trabalho e a formação de uma consciência crítica.

            No desenvolvimento da dinâmica, os alunos do 1º Ano/03 iniciaram com explicações, de forma simplificada, sobre os seguintes temas:

- regiões geográficas do curso d’água;
- química da água;
- parâmetros morfométricos e hidráulicos;
- morfologia do leito de rios;
- morfologia versus hidráulica, e
- água e vida.


Estes temas estimularam aos alunos (1º Ano/03 e PROETI) a compreender como a evolução geológica do meio ambiente natural condiciona ou regula vários processos envolvidos na dinâmica da água através dos reservatórios naturais (geleiras, águas subterrâneas, lagos, umidade do solo, atmosfera, rios, organismos), levando-os a refinar o “Senso Crítico” sobre como os processos biológicos podem ser afetados pelo meio físico.

Pensando em integrar as diversas fases de ensino da Escola e, principalmente, sensibilizar as crianças, e desenvolver o ensino de forma transdisciplinar, foram trabalhados, simplificadamente, os relevantes conceitos destacados a seguir:

- estrutura e cinética da água;
- rugosidade de materiais e atrito;
- geometria espacial;
- hidráulica (rudimentos), e
- interações entre pessoas.



A Dinâmica I começou com os todos os alunos percorrendo uma trilha (demarcada por um cordão e o muro da escola), representando as moléculas de água (02 homens e 01 mulher de braços dados), sendo uma ponta das trincas com a mão na altura da cintura e outra ponta com a mão na altura do ombro.

As trincas de alunos caminharam, sempre que possível, em ângulo (a mulher ao centro e meio passo à frente), sendo que as pernas ficaram totalmente esticadas (180 graus) na parte alta (início do curso d’água), levemente flexionadas (170 graus) na parte média e um pouco mais flexionadas na parte baixa do percurso (160 graus).




A caminhada ocorreu em ritmo natural, sem correr ou empurrar os colegas, conforme as alternativas de trajeto propiciadas pelos obstáculos. Os materiais que representavam escombros no fundo do rio (bancos de cimento) dificultaram a livre movimentação e criaram alternativas de trajetórias para o fluxo da água.


Nessa etapa, quando o espaço foi pequeno para uma trinca passar, os alunos colocaram-se em linha para cumprir o trajeto. Ainda, em espaços maiores, as trincas de alunos caminharam em paralelo tocando as laterais dos cursos d’água, sendo que elas se uniram umas às outras quando a dimensão largura se tornou maior e separarem-se quando foi menor.


Ao final do percurso, os alunos ficaram agachados, como se água tivesse chegado a um lago (reservatório natural). Quando todos chegarem, o professor Lourivaldo produziu vibração sonora para estimular os alunos a começar a agitar os braços acima da cabeça e irem ficando em pé como se o calor estivesse provocando a evaporação da água e, em seguida, todos correram para o início do percurso. Encerrada essa etapa, passou-se para as discussões das observações da dinâmica.


A fim de conduzir as discussões das observações da Dinâmica I, com os alunos do PROETI, os alunos do 1º Ano/03 foram separados em grupos e iniciaram as abordagens a seguir, destacando-se que as áreas de conhecimento correlatas estão entre parênteses:

- regiões geográficas do curso d’água (GEOGRAFIA);
- composição e estabilidade da molécula de água (trinca de alunos) (QUÍMICA);
- composição e estabilidade do agregado (blocos de trincas de alunos) (QUÍMICA);
- forma do curso d’água (MATEMÁTICA);
- capacidade do curso d’água e o volume existente (MATEMÁTICA);
- relação entre formas (comprimento, largura e profundidade) do curso d’água e o movimento da água (FÍSICA);
- velocidade de passagem das moléculas nas três partes do trajeto (FÍSICA);
- agitação/temperatura durante o movimento no rio e evaporação no lago (FÍSICA);
- influência da água sobre a vida na Terra (BIOLOGIA);
- efeito de densidade de molécula por área (FÍSICA, QUÍMICA e SOCIOLOGIA), e
- trabalho em equipe (SOCIOLOGIA).




Sobressaiu nessa prática o interesse dos alunos do 1º Ano/03 participar e mostrar seus atuais conhecimentos e a polidez e curiosidade natural das crianças do PROETI em interagir. A parceria trouxe benefícios bilaterais e, principalmente, buscou apoiar este importantíssimo projeto da E. E. Abílio Caixeta de Queiroz, conduzido pela professora Rosimeire Pereira da Silva Vasconcelos.




Ao final, o Professor e os alunos do 1º Ano/03 colocaram-se à disposição para auxiliar as crianças do PROETI, caso elas tenham outras dúvidas durante o ano letivo e, também, para a realização de outras atividades em conjunto.

Prof. Lourivaldo Lemos da Silva
Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos – DESA/UFMG
Professor da Disciplina Meio Ambiente e Recursos Naturais
E. E. Abílio Caixeta de Queiroz

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Projeto 60 Lições



Iniciou-se no dia 23 de Março de 2014 a Intervenção Pedagógica para os alunos dos anos inciais do Ensino Fundamental que não estão plenamente alfabetizado. Esse projeto visa consolidar a alfabetização em 60 (sessenta) lições, por meio de 60 textos sendo trabalhado uma hora e meia por dia com grupo de alunos. Em nossa escola iniciamos com um grupo de sete alunos dos 3º e 4º anos. A organização diária é realizada pela professora Natalícia Alves com o apoio da supervisão da escola. 

Alunos que participam do Projeto: Lucas Mariano da Costa, Helloy Terto de Andrade, Carlos Eduardo Silva Slivério, Eduardo Felipe dos Santos Pereira, Samuel Alves Fonseca Mendes de Morais, Jorge Júnio Luís Silva e Luis Felipe Silva dos Santos.











E no final desse grandioso Projeto, a Professora Natalícia Alves Pimenta ofereceu um delicioso sorvete para os alunos que participaram, e assim terminaram mais este grande projeto em nossa escola que com toda certeza os ajudaram o bastante no aprendizado. 



terça-feira, 29 de julho de 2014

Vamos Brincar de Aprender?

Professora Simone Regina com seus alunos

Momentos lúdicos fazem parte das atividades pedagógicas das turmas 
do primeiro ano. 
Na sala da Professora da Simone a leitura no tapete é o momento de se perder na fantasia. As formas geométricas com cores e tamanhos diferentes, com as sílabas já conhecidas formam no quadro a centopeia do saber. 
Como é gostoso aprender !!! 


Simone Regina 
Professora do 1º Ano do Ens. Fundamental





segunda-feira, 28 de julho de 2014

Palestra Liderança: o olhar na Mobilidade Urbana

Tema: Liderança: o olhar na Mobilidade Urbana
Palestrante: Eduardo Queiroz Castanheira 
Presidente – CDL Patos de Minas e Diretor da Viação Pássaro Branco


     No dia 17/04/14, de 10:00 às 11:30, o palestrante Eduardo Queiroz Castanheira (Presidente – CDL Patos de Minas e Diretor da Viação Pássaro Branco) compareceu à Escola Estadual “Abílio Caixeta de Queiroz” e ministrou uma palestra com o tema “Liderança: o olhar na Mobilidade Urbana” para a turma do 1º Ano/15 desta Escola.     Esta turma está recebendo formação específica através da Disciplina “Empreendedorismo e Gestão”, a qual faz parte do Programa Reinventando o Ensino Médio, o qual contempla as áreas de empregabilidade. Ainda, o tema dessa palestra é parte integrante do currículo e visa propiciar aos alunos estabelecer relação entre a teoria e o cotidiano do mercado de trabalho e a formação de uma consciência crítica.


     O Prof. Lourivaldo considera que Liderança é o ato de Educar as pessoas para que elas façam voluntariamente e com amor o trabalho ou desafio que se apresenta a cada momento.
   Para Chiavenato (2007) a definição de liderança envolve duas dimensões: a primeira é a capacidade presumida de motivar as pessoas a fazerem o que precisa ser feito. A segunda é a tendência dos seguidores de seguirem quem eles percebem como instrumentais para satisfazerem os próprios objetivos e necessidades pessoais.
   O Empresário Eduardo Castanheira trouxe para a palestra sua experiência em “Liderança” no setor de transporte público de Patos de Minas. Como startup, ele apresentou as experiências de Curitiba (Brasil), Bogotá (Colômbia) e Sidney (Austrália) com ações de vanguarda ao planejar e transformar com maturidade os seus sistemas de transporte público.

Eduardo Queiroz Castanheira

CURITIBA

     O sistema de transporte urbano de Curitiba é composto de corredores, terminais de integração, sistema de bilhetagem eletrônica, hierarquias de linha e é de abrangência metropolitana, além das conhecidas estações tubo (paradas de ônibus que permitem a compra antecipada de bilhetes e embarque em nível). Este sistema é modelo para o Mundo e foi copiado e aperfeiçoado em cidades como Bogotá.

BOGOTÁ

     TransMilênio é o nome dado à rede de transporte do BRT (Bus Rapid Transit) em Bogotá. Ela foi inspirada na Rede Integrada de Transporte de Curitiba, contudo, recebeu melhorias que permitiram ao TransMilênio ampliar a capacidade de carregamento de passageiros. As vias em que os ônibus transitam são canaletas segregadas, sem cruzamentos em nível, com duas faixas em cada direção, possibilitando ultrapassagem entre os veículos, assim, a operação de linhas expressas em faixas adicionais possibilita velocidades de operação maiores que as de Curitiba.

SIDNEY

    Em Sidney, a ligação entre os bairros é o trem metropolitano que interliga uma rede extensa e complexa. O sistema possui trens expressos, paradores, para longas e curtas distâncias, modernos, antigos. Todos, com dois andares e assentos em geral reversíveis, movidos a eletricidade, além de poderem ser mudados de lado conforme o sentido de circulação do trem.

   Informações disponíveis na internet indicam que o sistema possui elevadores, rampas e catracas largas, os quais são utilizados sem distinção por cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida, bicicletas, carrinhos de bebê, malas, malotes e caixas de mágicas. É possível transportar quaisquer objetos e pertences pessoais sem restrição de horários. Em todos os vagões há uma área confortável para sentar ou permanecer junto a veículos ou pertences pessoais. Escadas estreitas dão acesso aos dois andares dos trens onde os demais passageiros podem sentar confortavelmente. Contando ainda com mais infraestrutura de circulação, bicicletários integrados as estações de trem e barcas e até aluguel de vagas para bicicletas dentro de “armários”. Destacando que há um sistema confiável de ônibus que atende distâncias menores ou complementares aos trens, e um sistema de barcas.

PATOS DE MINAS

     Em Patos de Minas, o planejamento urbano tende a sofrer restrições do interesse econômico em detrimento da funcionalidade dos aparelhos urbanos, o que leva as vias a serem subutilizadas em seu sentido primário que é permitir o fluxo de veículos, pessoas e bens de interesse coletivo.

  No contraponto do direito legítimo das pessoas satisfazerem seus desejos de consumo em obter seus veículos, implantarem seus negócios em áreas visíveis e realizarem o marketing de suas empresas está a questão do transporte público. Veem-se pela cidade uma miríade de estruturas de propagandas em pontos de ônibus que dificultam o acesso das pessoas, invasão do espaço público destinado ao fluxo de veículos pelo comércio em geral (mostruário de veículos, descarga de produtos em horário de pico), estacionamentos e materiais da construção civil.

    Hoje, ônibus que podem transportar até 60 (sessenta) passageiros dispõem do mesmo espaço que veículos de passeio, os quais normalmente estão com no máximo 02 (duas) pessoas. Assim, seria prudente ampliar as políticas públicas de mobilidade urbana, com tarifas e mecanismos diferenciados que atendam uma gama maior de cidadãos, gerando, por conseqüência, mais justiça social e melhor uso da res pública e, com mais dinheiro circulante, haverá um maior investimento no próprio comércio.

     Pesquisas feitas pela concessionária de transporte público da cidade mostram que os fatores supra-elencados, aliados à locação dos pontos de ônibus, ocasionam lentidão no tráfego dos coletivos, não ultrapassando 10 km/h. Isso ocasiona perdas de tempo e incômodos aos usuários e aumento nos custos de operação do sistema gerando, assim, gastos desnecessários para toda a população.

   Após os vídeos, o palestrante destacou que ambiente político-econômico dos grandes centros urbanos é restritivo à mobilidade urbana, haja vista a implantação desordenada dos módulos urbanos, com passeios e vias de tráfego implantados sem observar critérios de acessibilidade e o planejamento macro das cidades, a pressão da indústria automobilística aliada ao desejo de consumo da população; levando à sobrecarga dessas “artérias urbanas”. Esses fatos dificultam a movimentação fluída da população e seu acesso rápido a seus destinos e compromissos.

    O discurso dele se aproxima coerente e apropriadamente do Projeto de Lei nº. 1.687/2007, o qual apresenta os princípios fundamentais da Política Nacional de Mobilidade Urbana, como segue:

I - Acessibilidade universal;
II - Desenvolvimento sustentável das cidades, nas dimensões social, econômica e ambiental;
III - Equidade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo;
IV - Eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte urbano;
V - Transparência e participação social no planejamento, controle e avaliação da política de mobilidade urbana;
VI - Segurança nos deslocamentos das pessoas;
VII - Justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do uso dos diferentes meios e serviços;
VIII - Equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros.

    Ao final, o Empresário Eduardo Castanheira deixou patente que sempre haverá desafios e soluções em transporte público e que quanto mais efetivas forem as soluções, melhor o sistema será, contudo, impede considerar que os desafios serão menores. Com esse pensamento, incitou aos alunos refletirem sobre a formação de um pensamento crítico de seus cotidianos educacional, econômico e político e a relação com as questões de “Liderança”, bem como de “Mobilidade Urbana”.



Prof. Lourivaldo Lemos da Silva
Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos – DESA/UFMG
Professor da Disciplina Empreendedorismo e Gestão
E. E. Abílio Caixeta de Queiroz

sábado, 26 de julho de 2014

26 de Julho - Dia da Vovó

Os idosos merecem respeito e consideração de todosOs avós são pessoas ligadas a nós através de laços consanguíneos, pois são os pais dos nossos pais.
Assim, cada pessoa tem quatro avós, sendo uma avó e um avô paterno e uma avó e um avô materno.
Os avós merecem consideração e respeito, pois já viveram muito, possuem grande experiência de vida e podem transmitir muitos ensinamentos a todos de sua família. Por isso, ganharam uma data especial, para que fossem homenageados, o dia 26 de julho, que é mais conhecido como o dia da vovó.
O surgimento e criação dessa data foi em homenagem aos avós de Jesus Cristo, Joaquim e Ana, cujas pequenas informações aparecem no evangelho de Tiago. Registros históricos mencionam que em 1889, na cidade de Jerusalém, foram encontrados os túmulos onde Joaquim e Ana foram enterrados.
No dia da vovó podemos fazer várias programações para distraí-los, além de se tornar uma diversão para a família, como: fazer um passeio num parque, assistir a um filme do gosto deles, fazer uma reunião de família onde todos possam expressar seu amor e carinho pelos mesmos, etc.
Além disso, oferecer lembrancinhas e presentes para agradá-los também é uma forma de mostrar que são amados e que recebem consideração. Os objetos a serem oferecidos devem estar de acordo com as idades e os interesses dos avós, para não ficarem guardados. Normalmente gostam de perfumes suaves, cremes, sabonetes, pijamas ou camisolas de malhas confortáveis, roupões de banho, chinelos que acondicionem bem os pés, sapatos baixos e confortáveis com solado antiderrapante, dentre vários outros.
Os idosos também gostam muito de ser ouvidos. Quando encontram pessoas que lhes dão atenção, gostam de relembrar os tempos passados, da época em que eram jovens e contar casos engraçados e interessantes.
Hoje em dia existem leis que favorecem os idosos, isso é questão de respeito com os mesmos e devemos acatá-las. Assim, os idosos têm o direito de entrar na frente das filas, não pagam passagens de ônibus, possuem vagas especiais em estacionamentos, dentre outros. É muito justo que isso aconteça, pois seus corpos já não são mais capazes de suportar o cansaço que pessoas mais novas conseguem.

Fonte e Foto: Site Brasil Escola

Sugestões de Atividades 
(Clique nas atividades e veja em tamanho maior)














Fonte das Atividades: Pesquisas Google

sexta-feira, 25 de julho de 2014

25 de Julho - Dia do Escritor


Data criada por Jorge Amado e João Peregrino Júnior





      O dia 25 de julho é um dia dedicado a homenagear o escritor brasileiro, aquele que elabora artigos científicos, pautados em verdades comprovadas, ou textos literários, divididos em vários gêneros.

     O surgimento da data se deu a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, a que os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente. Porém, de alguns anos para cá, as dificuldades dos escritores tem sido muito grandes, principalmente no que diz respeito à publicação de suas obras. Despreocupados com a qualidade dos textos, mas com a quantidade de vendas dos produtos, muitos editores lançam volumes que garantem retorno econômico à empresa.
     Além disso, os meios de comunicação virtual publicam na íntegra, gratuitamente, obras de vários autores, sem considerar os respectivos direitos autorais, causando prejuízos aos mesmos.

     Em razão do mundo virtual, jovens e crianças têm perdido o contato com os livros, passando grande tempo na frente do computador ou da televisão. Com isso, o acesso ao mundo letrado tem diminuído consideravelmente, e com ele as vendas dos artigos literários.
Ler é importante para o desenvolvimento do raciocínio, para desenvolver o aspecto crítico do leitor, criando novas opiniões e estimulando sua criatividade. Quando lemos, nos reportamos para outros lugares, como se estivéssemos viajando no tempo e no espaço.

     As riquezas literárias são muitas, podendo estar divididas em textos científicos, que comprovam as teorias, e textos literários do tipo romance, comédia, suspense, poemas, poesias, biografias, músicas, novelas, obras de arte, literatura de cordel, histórias infantis, histórias em quadrinhos, dentre vários outros.

     Pesquisa realizada em 2001, pela Câmara Brasileira da Indústria do Livro, comprovou que cerca de 61% dos adultos alfabetizados do país mantém pouco contato com livros, enquanto que a camada mais baixa da população, cerca de seis milhões e meio de pessoas, alegam não ter condições de adquirir livros.

     Hoje em dia o Brasil conta com mais de trinta projetos de incentivo à leitura, bem como de divulgação das bibliotecas públicas do país e seus acervos bibliográficos, sendo o PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura) o mais importante deles. O programa oferece apoio a novos escritores, defende os direitos autorais dos escritores, abona apoio às publicações para novos autores, investem em traduções, mantém premiações e bolsas de incentivo para novos escritores.





FONTE e FOTO: Site Brasil Escola 


Sugestão de Atividades 
















Atividades: Pesquisas Google

terça-feira, 22 de julho de 2014

NTE de Patos de Minas realiza Oficinas "Lousa Digital e Tablets Educacionais como recursos de Aprendizagem"

ATENÇÃO SENHORES DIRETORES, PROFESSORES E ESPECIALISTAS!





O NTE de Patos de Minas realiza nos meses de Julho e Agosto as Oficinas "Lousa Digital e Tablets Educacionais como recursos de Aprendizagem" para Especialistas, Diretores e Professores da Rede Estadual de Ensino. As turmas acontecem no Salão de Reuniões da SRE no horário de 07:30 às 11:30  e de 13:30 às 17:30 nas datas:




Turma 03 - 25/07
Turma 04 - 31/07
Turma 05 - 04/08
Turma 06 - 06/08
Turma 07 - 08/08

Caso tenha interesse nas oficinas entre em contato com o NTE pelo telefone 
2106-2152 ou através do e-mail nte.patosdeminas@educacao.mg.gov.br.

Segue material trabalhado nas oficinas: >>>Clique aqui e veja<<<


ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...