quarta-feira, 30 de outubro de 2013

ENEM 2013

   Mais uma vez a Escola Estadual "Abílio Caixeta de Queiroz" saiu na frente... Foi a única escola pública que recepcionou seus alunos nesse momento tão importante de ingresso ao Ensino Superior.
    Nesse ano, 47 alunos inscreveram-se ao Exame Nacional do Ensino Médio. A maioria fez a prova no UNIPAM, mas teve aluno que fez prova da E. E. Santa Terezinha e E.E. Zama Maciel.
 
    A direção da escola, juntamente com a supervisora e professores organizaram um kit sobrevivência contendo água mineral, chocolate, caneta e uma bela mensagem de otimismo. Tudo preparado com muito carinho!
    Os alunos receberam os kits e abraços dos profissionais da escola. A equipe toda está confiante com os resultados.















segunda-feira, 28 de outubro de 2013

29 de Outubro - Dia Nacional do Livro

   No dia 29 de outubro é comemorado o dia nacional do livro.
Para a primeira biblioteca do Brasil, Portugal disponibilizou um acervo bibliográfico muito rico, vindos da Real Biblioteca Portuguesa, com mais de sessenta mil objetos. O acervo era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas, etc.
   As primeiras acomodações da Biblioteca foram em salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na cidade do Rio de Janeiro.
A escolha da data foi em razão da transferência da mesma para outro local, no dia 29 de outubro de 1810, fundando-se assim a Biblioteca Nacional do Livro, pela coroa portuguesa.
   Da data da fundação até por volta de 1914, para se fazer consultas aos materiais da biblioteca era necessária uma autorização prévia.
   Os livros são um conjunto de folhas impressas, onde o escritor coloca suas ideias, a fim de deixá-las registradas ou para que outras pessoas possam tomar conhecimento das mesmas. Eles podem variar no gênero dos textos apresentados, sendo documentário, romance, suspense, ficção, autoajuda, bíblico, religioso, poema e poesia, disciplinas escolares, profissões e uma infinidade de áreas.
   Para se publicar um livro, o autor deve procurar uma editora a fim de apresentar seu material, que deverá estar devidamente registrado em cartório, para garantir os direitos autorais.
   A editora se encarrega de fazer a correção do texto, de acordo com as normas cultas da língua, além de sugerir algumas melhoras ao mesmo. Após a edição do texto, a editora cuida do título da obra, que deve servir como atrativo ao público, passando então para o preparo da capa, através da ilustração, impressão da quantidade de volumes e montagem dos exemplares.
   A editora também é responsável pela divulgação do material, pois é de seu interesse vender o produto.
   Após a criação da prensa tipográfica, por Johannes Gutenberg (1398-1468), deu-se a publicação do primeiro livro em série, que ficou conhecido como a Bíblia de Gutenberg. A obra foi apresentada em 642 páginas e a primeira tiragem foi de duzentos exemplares. Essa invenção marcou a passagem da era medieval para a era moderna.
   O primeiro livro publicado no Brasil foi Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio Gonzaga. Na época, o imperador do país fazia uma leitura prévia dos mesmos, a fim de liberar ou não o seu conteúdo, funcionando como censura.
   Em 1925, Monteiro Lobato, escritor e editor, autor do Jeca Tatu e do Sítio do Picapau Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo grandes possibilidades de crescimento editorial para o Brasil.

domingo, 27 de outubro de 2013

Inscrições para designação de 2014.

Atenção !!!

Este ano haverá inscrições para designação de 2014.
As inscrições serão feitas do dia 20/11/2013 à 04/12/2013 Pela internet no site



Veja abaixo a  RESOLUÇÃO SEE Nº 2.441, DE 22 DE OUTUBRO DE 2013 que estabelece critérios e define procedimentos para inscrição e classificação de candidatos à designação para o exercício de função pública na Rede Estadual de Ensino.

Projeto "SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA" dia 11/10/2013

         
Projeto da Escola Abílio Caixeta resgata, o valor de se ouvir uma boa história, projeto este que nos remete aos tempos de nossa infância quando as tardes sentados em roda ao redor de nossas avós ouvíamos relatos e lindas histórias.
         No dia 11 de outubro, mais uma etapa deste  maravilhoso projeto foi posto em prática, em sala a professora Adriana contou para as crianças a história” uma tarde do barulho”.
       a história conta que em tardes chuvosas são momentos propícios para colocar em pratica a imaginação e criatividade das crianças.
      Mas, como este momento aconteceu dentro das comemorações do dia das crianças, a professora é claro em clima de festa se caracterizou com uma das personagens muito querida pelas crianças, a “chiquinha” da turma do chaves, e isto tornou o momento mais alegre e emocionante, com direito a visita do Nhonho.
           E essa foi mais uma história que entrou por uma porta e saiu por outra... E quem quiser que conte outra!






quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Oficina Romero Britto - 5º Ano

Foi com muito entusiasmo que no dia 11 de outubro os alunos do 5º ano participaram de oficinas artísticas, baseadas nas fantásticas obras de Romero Britto.
Romero Britto (1963) é um famoso pintor e artista plástico brasileiro. Mora em Miami, nos EUA, ficou conhecido pelo seu estilo alegre e colorido, por apresentar uma arte pop, despojada da estética clássica e tradicional. É considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas e o pintor brasileiro mais bem sucedido fora do Brasil. Ele nasceu no Recife, no dia 6 de outubro de 1963. Começou seu interesse pelas artes na infância, quando usava sucatas, papelões e jornais para exercitar a sua criatividade. Eram tempos de pobreza e muitas limitações na cidade do Recife. Romero Britto também começou nessa época a usar a grafitagem, o que foi de grande influência em seu trabalho
O objetivo da oficina foi proporcionar aos alunos uma aula de artes diferente, lúdica e com muita cor. Foram usadas técnicas de mosaico e também pintura. Acreditamos que através da arte, os alunos podem expressar seus sentimentos, sua criatividade e os próprios medos. Foi um dia gratificante para todos os professores, pois era perceptível a alegria de nossas crianças por estarem desfrutando de momentos agradáveis num dia tão especial.







terça-feira, 22 de outubro de 2013

Cronograma de Reuniões de Pais



Reunião de Pais do 1º Turno 
Do 6º ao 9º Anos e Ensino Médio

Dia:23/10/2013 - Quarta-Feira 
Horário: 07h
Assunto: Entrega de resultados do 3º Bimestre

Reunião de Pais do 2º Turno 

Dias: 22/10/2013 - Terça Feira : 5º ANOS 
         23/10/2013 - Quarta-Feira: 4º ANOS 
        24/10/2013 - Quinta-Feira: 3º ANOS 
         25/10/2013 - Sexta-Feira: 1º e 2º ANOS 


Horário: 16:20h

Reunião de Pais do 3º Turno 

                            Dia: 23/10/2013 - Quarta-Feira 
                            Horário: 18:45h


Atenciosamente 
Direção e Supervisão

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Comemorações do Dia das Crianças 2013

Por acreditar que uma base sólida muito contribui para um futuro de sucesso, a Escola Estadual “Abílio Caixeta de Queiroz”, investe e trabalha com cada um de  seus pequenos, o valor de se viver bem este momento de criança. Na semana de 07 a 11/10, as aulas dos 1º ao 5º anos objetivaram provocar em nossos alunos do 2º turno, a reflexão sobre a importância deles (crianças), para o futuro da nação, cidade, da família, da escola.
Trabalhou em toda esta semana textos voltados para os deveres e direitos da criança, a necessidade do lazer, do lúdico na vida infantil em todos os segmentos (casa, escola, igreja...), a precisão de se ter alguma ocupação e cumpri-las da melhor forma possível. A necessidade de organização e aproveitamento do tempo, também nesta fase da vida para não deixá-la passar em vão.
Enfim, para nós brincar também é fundamental! Por isso, especificamente nos dias 10 e 11, as tardes de nossos alunos foram recheadas de brincadeiras, números artísticos, alimentação diferenciadas, pinturas de rosto e muita música infantil.
Na tarde de quinta-feira (10/10), após o recreio tivemos o desfile de dezenas de alunos com penteados muito diferentes, sorvete e bastante música. Porém, a grande surpresa veio mesmo na sexta-feira (11/10), quando nossos alunos foram recepcionados pela turma do Chaves, momento em que muitos professores e funcionários se vestiram e encarnaram os personagens do programa e deram uma linda tarde aos nossos pequenos.
Logo após, todos os alunos participaram de brincadeiras: (cama-elástica, guitarra elétrica...), pintura de rosto, contação de histórias, apreciação e degustação de uma bonita e saudável mesa de frutas, um lanche especial e por último, a entrega das sacolinhas surpresas.
A coordenação do Projeto Semana da Criança contou com as professoras dos 1º e 2º anos e Direção da Escola, contudo vale ressaltar que muitos outros professores e demais funcionários doaram e contribuíram valorosamente, para a realização desse belo trabalho que inúmeros sorrisos, suspiros e agradecimento despertaram em nossos alunos.
Agradecemos também, aos professores e demais funcionários que adotaram uma cartinha dos alunos do PROETI, e fizeram o brinquedo dos sonhos tornar-se  uma  linda realidade.
As professoras coordenadoras e a Direção da Escola, agradece imensamente cada um que dedicou um pouquinho de si, para a realização do nosso trabalho e para a explosão de alegria manifestada por cada um de nossos alunos.





















































ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...