quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Novo Cronograma Designação 2013 Patos de Minas

A Diretora da Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas, no uso de suas atribuições, avisa que a designação de candidatos habilitados para o exercício de função pública nas Escolas Estaduais de Patos de Minas para o ano de 2013, será processada na E.E. Professor Zama Maciel, de acordo com o seguinte cronograma:

Clique na imagem e veja em tamanho maior:

Atenção:



* No dia 01/02/2013 serão designados apenas professores habilitados para o conteúdo pretendido. 

* No ato da designação, o candidato deve apresentar, pessoalmente, as vias originais dos documentos relacionados a seguir, cujas cópias serão arquivadas no Processo Funcional do servidor depois de conferidas, datadas e assinadas: 

 I - comprovante de aprovação em concurso vigente para cargo correspondente à função a que concorre;  II - comprovante de habilitação ou qualificação para atuar na função a que concorre, através de Registro Profissional ou Diploma Registrado ou Declaração de Conclusão de Curso acompanhada de Histórico Escolar, conforme estabelecido nos Anexos II, III, IV e VI da Resolução SEE nº 1.724, de 2010; 

III - comprovante de especialização, de acordo com as peculiaridades do tipo de atendimento e as características físicas ou mentais dos alunos, para professores e especialistas candidatos a atuação em escola que oferece atendimento educacional especializado, conforme especificado no Anexo V da Resolução SEE nº 1.724, de 2010; 

IV - certidão de contagem de tempo como designado na rede estadual de ensino do Estado de Minas Gerais, no componente curricular ou função pleiteada; 

V - documento de identidade; 

VI - comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais; 

VII - comprovante de estar em dia com as obrigações militares, para candidato do sexo masculino, dispensada a exigência quando se tratar de cidadão com mais de 45 (quarenta e cinco) anos; 

III - comprovante de inscrição no PIS/PASEP, quando for o caso; 

IX - comprovante de registro no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF; 

X - comprovante de exame pré-admissional atestando a aptidão para a função pleiteada, observadas as normas estabelecidas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão na Resolução SEPLAG nº 107, de 2012. 



 Patos de Minas, 31 de janeiro de 2013. 

 Susie Adriane Silva Pereira 

Diretor – SRE Patos de Minas

31 de Janeiro - Dia do Mágico

   No dia 31 de janeiro é comemorado o dia do mágico, esse profissional é capaz de criar ilusões, levando encantamento e fascinação às pessoas, exercendo um conjunto de técnicas que demonstram um controle oculto.
   A mágiva traz consigo elementos que dissimulam ser sobrenaturais, onde “se pretende produzir efeitos e fenômenos contrários às leis naturais”, segundo descrito no dicionário Aurélio, daí o seu poder de seduzir as pessoas.
   Segundo a história, a data surgiu em homenagem a são João Bosco, o padroeiro dos mágicos, na data de seu falecimento, em 1888.
   Desde jovem João ajudava nas finanças da família, trabalhando como mágico, malabarista e acrobata.
   Além disso, era muito religioso, pregava o evangelho depois de suas apresentações, para o público presente. Com isso, acreditava que as bênçãos financeiras que recebia vinham pela pregação da palavra de Jesus.
   Outro hábito do rapaz era convidar as pessoas para rezarem o terço, o que se tornou uma constante prática, sempre ganhando novos adeptos.
   A canonização de João Bosco, como santo da igreja católica, aconteceu em 1934, pelo papa Pio XI, na Itália.
   É comum confundirmos mágica com magias. As magias são de cunho espiritual, não tendo nenhuma ligação com as mágicas. As magias têm características espirituais, apresentando-se por cerimônias para se entrar em contato com os aspectos ocultos do universo.
   As mágicas se dividem em vários grupos, podendo ser feitas com cartas de baralho, lenços, dados, objetos escondidos, animais, pessoas, moedas, argolas, dentre várias outras formas.
   Dentre os mágicos mais famosos do mundo podemos citar Harry Houdini, David Copperfield - o primeiro a se apresentar na Broadway, Mister M, que mostrava as técnicas dos truques e David Blane, que faz performances, inclusive de levitação, pelas ruas de várias cidades.
   Hoje em dia podemos realizar alguns truques de mágica, pois são vendidos vários artigos de mágicas, mas é bom lembrar que as mesmas requerem dedicação e treinamento, para que sejam apresentadas com perfeição.

Fonte e Imagem : www.brasilescola.com



Siga-nos também pelo Twitter - www.twitter.com/EEAbilioCaixeta

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ATENÇÃO ! Aviso sobre designações 2013

AVISO

A Diretoria da Superintendência Regional de Patos de Minas, no uso de suas atribuições, avisa que as designações previstas para o dia 31/01/2013, foram suspensas devido a problemas operacionais no 
Sistema de Administração Pessoal.
Desta Forma, um novo cronograma de designação será divulgado oportunamente por esta Superintendência, assim que os problemas forem solucionados.


"Como organizar a recepção dos alunos" Acolhida na Educação Infantil

 Mais profissionais e atenção a quem chora

Nas turmas com crianças menores e bebês, é comum que muitos chorem e precisem de mais atenção no período de adaptação. Nos primeiros dias, é importante ter disponível um número maior de profissionais por turma, capazes de acolher e atender melhor a todos. Se só um dos pequenos ainda não se adaptou e continua chorando, o professor não deve isolá-lo, temendo que os outros chorem também. Deixe-o juntamente com as demais crianças que já estejam adaptadas. Assim, ele pode interagir com os colegas com a sua mediação.


 Diversão e sensações

Para os pequenos, é importante que a escola se apresente como um ambiente agradável. proponha atividades com coisas que divirtam as crianças, como água, farinha ou tinta. conforme a idade, faça comidinhas fáceis e gostosas com elas - brigadeiro, por exemplo. durante a atividade, você pode se aproximar da turma, brincar e começar a estabelecer vínculos.


  
 Espaço para os pais

Reserve um lugar com revistas e jornais para que os pais fiquem durante o período em que as crianças estão em classe. Aproveite os primeiros dias para conversar com eles sobre como será o ano. Destaque também a importância de as famílias contarem à escola o que ocorre em casa.






Siga-nos também pelo twitter - www.twitter.com/EEAbilioCaixeta  

30 de Janeiro - Dia Saudade

    No dia 30 de janeiro é comemorado o dia da saudade, essa palavra existe apenas na língua portuguesa e galega e serve para definir o sentimento de falta de alguém ou de algum lugar.
  De origem latina, saudade é uma transformação da palavra solidão, que na língua escreve-se “solitatem”. Com o passar dos anos, assim como outras palavras se transformam de acordo com as variações da pronúncia, solitatem passou a ser solidade, depois soldade e, finalmente, saudade.
Podemos considerar que no dia da saudade as pessoas se dedicam às lembranças de seus entes queridos que estão ausentes, de fatos que viveram ou de lugares e objetos que marcaram suas vidas. Isso faz com que a palavra saudade se torne melancólica, trazendo certo sofrimento.
    Saudade é também definida como “a sensação de incompletude, ligada à privação de pessoas, lugares, experiências, prazeres já vividos e vistos, que ainda são um bem desejável”, segundo o dicionário Veja Larousse.
Em outras línguas não existe uma palavra capaz de traduzir o significado amplo de saudade, mas algumas delas trazem conceitos próximos, mas não tão nobres. Em inglês, saudade é “I miss you” que quer dizer sinto sua falta; em Francês “souvenir”, que significa lembrança; em italiano “ricordo affetuoso”, recordação afetuosa; em espanhol “recuerdo ou te extraño mucho, que significam lembrança e sinto falta, respectivamente.
    Ao longo da história podemos perceber a saudade nas músicas e nos poemas, desde longos anos. Charlie Chaplin diz: “Sorri quando a dor te torturar
e a saudade atormentar os teus dias tristonhos vazios”; Luis Fernando Veríssimo determina que “não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar”; Vinícius de Moraes e Tom Jobim cantaram a saudade dizendo: “Chega de saudade, a realidade é que sem ela não há paz, não há beleza é só tristeza e a melancolia que não sai de mim, não sai de mim, não sai”.
    Os sertanejos também retratam muito a saudade, pois deixam o campo para trabalhar na cidade. Chitãozinho e Xororó falaram da saudade retratando que “por nossa senhora, meu sertão querido, vivo arrependido por ter deixado. Esta nova vida aqui na cidade, de tanta saudade, eu tenho chorado”.
    E o rock não podia deixar de se manifestar sobre o tão nobre sentimento. Raul Seixas registrou sua expressão na letra que diz “hoje é feriado, é o dia da saudade, hoje não tem aula pra garotada, velhas de varizes na calçada, só na saudade”.

Fonte e Imagem: http://www.brasilescola.com


Siga-nos também pelo Twitter - www.twitter.com/EEAbilioCaixeta  

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Voltas as Aulas "Como organizar a recepção dos alunos no Ensino Fundamental"

 Conversa inicial e expectativas para o ano

Para que os alunos possam conhecê-lo, comece a aula se apresentando e contando sua experiência. Diga há quanto tempo dá aulas e relate projetos interessantes que já fez. com os alunos mais velhos, explique como e por que escolheu ser professor. Procure não apresentar regras de convivência logo de cara. elas serão construídas em conjunto ao longo do ano. Conte à turma o que espera ensinar ao longo do ano e pergunte quais as expectativas em relação às aulas. explique aos alunos sua forma de trabalhar. Diga se pretende pedir trabalhos escritos ou provas e quais materiais costuma usar. Para os mais velhos, faça um panorama do curso e fale um pouco sobre os conteúdos a ser trabalhados.


  Apresentação da turma

Cabe ao professor mostrar à classe como é importante que todos se conheçam. Prepare dinâmicas que mobilizem o interesse de um aluno pelo outro. Uma ideia é dividir a turma em duplas aleatórias e pedir que conversem sobre o que mais gostam - música, comida, brincadeira. Em seguida, proponha que cada um apresente o colega à turma. Outra sugestão é passar um filme que fale sobre as relações humanas e propor uma discussão.


 
  
Bate-papo com veteranos

Uma boa maneira de matar a curiosidade da turma sobre a etapa que começa é promover uma conversa com os alunos que estiveram naquela classe no ano anterior. Na primeira semana, quem está no 7O ano, por exemplo, pode visitar a turma do 6O para explicar a rotina, contar os desafios etc. Combine essas visitas com os demais professores.




Para a próxima postagem encerrando o assunto "Volta as aulas: como organizar a recepção dos alunos" Teremos o seguinte tema "Acolhida na Educação Infantil" Aguardem !!!

Siga-nos também pelo Twitter - www.twitter.com/EEAbilioCaixeta   

 

Volta às aulas: como organizar a recepção dos alunos.


   Para integrar os alunos novos e receber bem os antigos, é preciso planejamento e cuidado.

BOAS VINDAS PLANEJADAS 

   O ano letivo começa e muita coisa muda na escola. Alunos novos chegam e os que já estudavam na unidade no ano anterior são reorganizados em outras turmas, com colegas e professores diferentes. Planejar a volta às aulas é fundamental. É preciso integrar os novatos, acolher quem retorna e garantir o melhor ambiente para que todos convivam. "É importante que os estudantes notem que houve preparo para o momento de recebê-los", defende Jussara Tortella, professora do programa de pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). 

   O fundamental nos primeiros dias é criar um ambiente de acolhida, em que cada um se sinta pertencente ao espaço escolar. Esse ambiente aparece em decisões planejadas - como a exposição de mensagens de boas-vindas nas paredes, a apresentação da escola aos novatos, as dinâmicas que o docente faz em classe para conhecer a turma etc. 

   "A volta às aulas deve ser preparada de acordo com o segmento em que estão os alunos", explica Célia Cassiano, diretora da EMEF Jardim Monte Belo, em São Paulo. Todo ano, ela define atividades diferenciadas para receber as crianças que chegam para cursar o Ensino Fundamental no período diurno e os mais velhos, que vão estudar à noite na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O mesmo ocorre com escolas de Educação Infantil. Os cuidados próprios à faixa etária não podem ser esquecidos. Com os pequenos, a adaptação deve ser bem planejada para que a escola não seja vista como um ambiente hostil.

   Confira as dicas para organizar a chegada dos alunos e preparar as atividades que serão realizadas com as diferentes turmas.




                                                                                   

RECEPÇÃO DAS FAMÍLIAS 

No horário de entrada, é importante que o diretor e o coordenador estejam no pátio para tirar dúvidas dos pais e ajudar os alunos, principalmente os novatos. atitudes como essa demonstram que os gestores estão abertos a questionamentos e interessados em acolher todos os estudantes desde o início do ano letivo.






Apresentação da Escola 

Para que os novatos conheçam o lugar em que vão estudar, é importante organizar uma equipe para recepcioná-los, mostrar as dependências da instituição e apresentar os funcionários. Uma sugestão é propor que os estudantes mais antigos fiquem responsáveis por essa visita guiada. assim, os novos já começam a conhecer a turma.







Integração dos Alunos 

Estimule os novos estudantes a participar de grupos mistos, formados por alunos de diferentes anos. Essas equipes podem ser organizadas pelos próprios estudantes, de acordo com as áreas de interesse deles. Grupos de jardinagem, teatro e esportes são algumas opções.







Cuidados com os Novatos 

Quando ainda não conhecem os colegas, crianças e jovens que acabaram de chegar tendem a ficar mais retraídos. para evitar esse isolamento, é importante que a escola planeje atividades para momentos como o intervalo. nos primeiros dias, é bom também pedir que os educadores prestem atenção extra nos novatos para que não fiquem sozinhos.





E amanhã a postagem será "RECEPÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL" 
 Siga-nos peloTwitter -  www.twitter.com/EEAbilioCaixeta 

domingo, 27 de janeiro de 2013

Problemas de visão: seu filho tem?


Quais as principais doenças que atacam a vista? Veja dicas para garantir a saúde dos olhos de seu filho.


Uma em cada 20 crianças com idade pré-escolar sofre de um distúrbio de visão.



   O problema existe, mas a criança mal se dá conta. Porque acredita que o mundo seja assim mesmo, do jeito "esquisito" que vê - imagens distorcidas ou não percebidas, seja de longe ou de perto. O pior acontece mais tarde, impactando o rendimento escolar: criança que não enxerga direito mostra pouco interesse nas aulas, e é incapaz de se concentrar. 

   Cabe aos pais darem atenção à saúde dos olhos de seu filho desde o período que antecede a alfabetização. O exame do reflexo vermelho deve ser feito ainda no berçário. "É ele que garante, logo após o nascimento, a identificação de alterações como catarata congênita e tumores oculares", informa Renato Neves, do Eye Care Hospital de Olhos (SP). Fazer esse exame deve ser preocupação do pai e da mãe que desejam promover a visão saudável do seu filho desde a primeira semana de vida.   
   "Até os dois anos, a criança também pode apresentar sinais de estrabismo que, se não forem tratados com rapidez, vão resultar em ambliopia ou doença do olho preguiçoso, comprometendo definitivamente a vista do olho ‘doente’", avisa Neves. 

   Uma em cada 20 crianças com idade pré-escolar sofre de um distúrbio de visão. Quer enxergar melhor esse problema? Confira sintomas aos quais os pais devem prestar atenção:

1.Dor de Cabeça 

"Se a criança reclama constantemente de dor de cabeça na hora de fazer a lição de casa ou mesmo durante a aula, melhor investigar", recomenda Renato. É que essa criança pode sentir dor exatamente por fazer um esforço extra para conseguir enxergar as letras.

2. Sentar perto do monitor da TV, apertar os olhos para ler ou coça-los com insistência

Esses são sintomas de que algo vai mal com a vista da criança. "A criança, que faz questão de se sentar bem próxima da televisão, pode sofrer de miopia - o mesmo vale para games de bolso ou livros. Se o seu filho apresentar o costume de apertar os olhos para enxergar, pode ser que ele inconscientemente esteja fazendo foco com o olho ‘bom’ para ver com nitidez. Em ambos os casos, um especialista deve fazer uma avaliação. Quanto a coçar os olhos com insistência, é sinal clássico de fadiga ocular e pode estar relacionado a uma conjuntivite, por exemplo", adianta Renato Neves.

3.Lacrimejar excessivamente durante o dia

 Esse sintoma pode ser indício de ressecamento dos olhos à noite. Há crianças que não fecham os olhos totalmente quando dormem. "Essa condição provoca ressecamento e, para compensar, elas passam o dia lacrimejando espontaneamente", destaca o oftalmologista. Essa reação atrapalha a capacidade de enxergar corretamente. "O resultado é que até o relacionamento com os colegas acaba por ser prejudicado", alerta Renato.

4.Ter dificuldade na hora de ler

Isso pode sinalizar problema de vista, e merece ser investigado. Ainda mais se a criança tiver o hábito de acompanhar a leitura do texto com o dedo. Se a criança alfabetizada só for capaz de ler perdendo palavras ou mesmo saltando linhas, precisa ter seus olhos avaliados em um exame oftalmológico. "Pode ser sinal de astigmatismo ou mesmo estrabismo", avisa Renato Neves. O uso do indicador para acompanhar a leitura de um texto pode ser mais do que um simples vício de conduta - é um dos sinais da ambliopia, a síndrome do olho preguiçoso. "A criança vê as palavras muito próximas, o que dificulta a leitura", informa o especialista.

5.Demonstrar sensibilidade à luz ou tampar o olho com a mão

A sensibilidade à luz pode ser sintoma de exotropia, um tipo de estrabismo. E se a criança tampa um olho com a mão para ver com o ‘bom’, pode indicar estrabismo ou mesmo ambliopia. 

"A criança, que demonstra incômodo exagerado no ambiente muito iluminado ou ainda sob a influência da luz solar, deve ser encaminhada ao exame de um oftalmologista - são indícios de estrabismo fáceis de reconhecer", diz o especialista. O mesmo pode ser dito da criança que tampa o olho "ruim" para enxergar melhor com o "bom". "Isso pode acontecer tanto na atividade escolar quanto no lazer, assistindo TV, por exemplo. Por isso, o problema precisa ser devidamente investigado por um oftalmologista", aconselha Renato Neves.

Cuidados extras 

Os problemas de visão mal diagnosticados ou simplesmente ignorados podem gerar graves problemas no rendimento escolar infantil. Os pais devem ficar atentos ao grau de envolvimento de uma criança nas atividades da escola. Parece óbvio, mas não é. A falta de atenção e/ou conhecimento dos adultos sobre os problemas de visão que afetam as crianças pode comprometer o desempenho escolar, assim como o convívio social delas. "Foi o que aconteceu com uma criança de seis anos que conheci tempos atrás, ela se comportava como autista porque tinha nove graus de miopia e a sua família não sabia do problema...", conta Renato. "Bastou essa criança receber óculos de lentes adequadas para voltar a enxergar e interagir com os colegas." 

Aliás, é preciso atentar também para a escolha dos óculos. Prefira lentes de policarbonato ou trivex, mais resistentes. Assim, a garotada pode se divertir sem receio. Armações de metal, que fixam bem os óculos no rosto, atrás das orelhas, são garantia de conforto. Para limpar as lentes, use água, sabão e um pano limpo. 
Os pais também devem observar os hábitos de seu filho, pois alguns deles podem prejudicar a visão. Confira:

01. Usar em excesso computador ou celular 

Deixar o filho brincar por horas a fio com os jogos instalados no computador e/ou no celular pode causar irritação e fadiga à vista, além da síndrome do olho seco. Quantas horas por dia seriam permitidas pela Ciência? "Não existe tempo ideal, apenas é sugerido o uso do bom senso por parte dos pais", diz Renato. Porque há outras maneiras de o seu filho se divertir - e que não implicam o uso da tecnologia.

02.Ler Deitado ou com texto colado no rosto ou ainda, ou ambiente mal iluminado

Essas também são situações que prejudicam a vista de uma criança. Os pais precisam estar atentos, evitando que as crianças se acostumem a ler em situações consideradas nocivas à saúde dos olhos, como ler deitado (provoca o achatamento dos olhos); ler no escuro (causa a dilatação da pupila, o que resulta em dor de cabeça); e ler com o texto muito próximo da vista (força o cristalino, espécie de diafragma do olho, favorecendo a miopia).

sábado, 26 de janeiro de 2013

Pergunta - Como Surgiram as Bicicletas?


Foto: Site Você Sabia?

Primeiros Passos

O primeiro passo no processo de evolução da bicicleta ocorreu em 1816. Nesse ano, o barão alemão Karl Friederich von Drais adaptou uma direção ao Celerífero. Junto com o primeiro guidão, apareceu a “Draisiana”, bicicleta que von Drais usou para percorrer o trajeto entre Beaun e Dijon, na França, à velocidade média de 15 km/h, o primeiro “recorde ciclístico”. Os modelos de Drais se caracterizavam por uma série de acessórios.
Mas foi em 1820 que deu-se o grande passo da história ciclística: o escocês Kikpatrick McMillan adapta ao eixo traseiro duas bielas, ligadas por barras de ferro. Estas duas barras tinham a função de um pistão, eram acionadas pelos pés, o que provoca a avanço da roda traseira. O primeiro pedal, no entanto, surgiu em 1855, inventado pelo francês Ernest Michaux, que o instalou num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira; os pedais eram ligados à roda dianteira e o invento ficou conhecido como “Velocípede”.

PROGRESSO

Com o crescimento do número de entusiastas, as autoridades, de Paris principalmente, por volta de 1862, são obrigadas a criar caminhos especiais para os velocípedes nos parques, para que se não se misturassem com charretes e carroças. Surgiram, assim, as primeiras ciclovias, no mesmo ano em que é divulgada a primeira estatística: Ernest Michaux consegue fabricar 142 unidades em 12 meses.

HISTÓRIA

Estas são as principais datas da história da bicicleta:
1790 – O conde francês Mede de Sivrac idealiza o celerífero, derivado das palavras latinas celer (rápido) e fero (transporte).
1816 – O barão alemão Karl Friedrick Christian Ludwing van Sauerbroun Drais, nascido em Baden, instala o guidão no “celerífero” e cria a “draisiana”.
1818 – A 5 de abril, o barão Drais apresenta seu invento no Parque de Luxemburgo, em Paris, e meses mais tarde faz o trajeto Beaum-Dijon na velocidade média de 15 km/h.
1820 Draisiana Infantil (primeira infantil do Mundo)
1840 – O escocês Kirkpatrick McMillan adapta duas bielas ao eixo da roda traseira, que serviam como pedias. No entanto, havia desconforto na pedalada e dificuldade de equilíbrio.
1855 – O francês Ernest Michaux e seu filho, de apenas 14 anos de idade, adaptam pedais à roda dianteira do velocípede, veículo que tinha como grande problema o elevado peso de 45 quilos.
1868 1ª Prova masculina com biciclos, vencida pelo inglês James Moore, Parque Saint’ Cloud Paris. 1ª Prova Feminina, ocorrida no parque Bordelais, em Paris, no dia 1º de novembro.
1875 – Nasce a primeira fábrica de bicicletas do mundo, a Companhia Michaux, com 200 operários, que fabricavam cerca de 140 bicicletas por ano. Cada uma era vendida, na época por um exorbitante: 450 francos.
1877 – Rouseau apresenta um dispositivo que por meio de duas correntes multiplicava o giro da roda dianteira.
1880 – Vicent, parisiense, controi a primeira bicicleta com transmissão aplicada ao cubo da roda traseira.

1884
 – Ano cheio de acontecimentos. Na Inglaterra, Thomas Humbert inventa o quadro de quatro tubos, utilizando caixas de centro com esferas. Na Itália, o plano esportivo vai se desenvolvendo. Veloce Club de Firenze organiza a primeira corrida de bicicletas, no dia 2 de fevereiro, num circuito de 33 quilômetros. Um jovem de apenas 16 anos, van Heste Rynner, é o vencedor.
1885 – Giusepe Pasta vence a I Volta dos Bastiones, realizada em Milão, cobrindo os 11 quilómetros em 37 minutos. Nessa época, os intelectuais comentavam ser a bicicleta “mais sedutora que uma mulher”.

1887 
- Invenção do pneu, James Boyd Dunlop, Irlanda.

1891 
- O francês Michelin lança o pneu desmontável.
1895 – No dia 9 de outubro toda a cidade de Milão aplaude a chegada de Raffaelle Gatti, que retorna do “Tour do Círculo Polar Ártico”.
A partir daí, sucessivas modificações técnicas foram introduzidas na bicicleta, tais como câmbio, roda livre e tubular.
A roda livre foi criada para oferecer maior conforto ao ciclista em ação, permitindo interromper a pedalada especialmente em descidas, em trajetos com vento a favor e em alguns momentos de calma na corrida.
O tubular é constituído por um invólucro de borracha e tela de Nylon ou seda, em forma de tripa, com uma câmara de ar em seu interior e uma válvula. Esse conjunto é costurado na parte interna e protegido por uma faixa de Tecido de Algodão.
O câmbio velocidade, permite o aproveitamento de várias engrenagens e com isso imprimir maiores velocidades. É a última que aperfeiçoou tecnicamente a bicicleta e o fator mais importante desse progresso técnico.
Dessa forma, até os nossos dias, a bicicleta vem sendo aperfeiçoada, em relação aos materiais empregados, aos vários tipos relacionados com as modalidades, etc.
Unidos pela bike – Nasceu assim, o que imediatamente foi chamado: Ciclismo: “A máquina, que unida à maravilhosa natureza do homem ganha tempo e espaço”.
Foi a Inglaterra, o primeiro país que promoveu uma regulamentação ciclística, criando o “Bicicle Union”. Na Itália, a legislação sobre o ciclismo surgiu 5 anos mais tarde, com a criação da União Velocipedista Italiana.
Em 1892 na Europa foi constituída a Internacional Cyclist Association e teve sua sede em Londres, agrupando as Federações Nacionais, dos Estados Unidos, Bélgica, França, Canadá, Alemanha, Holanda, Inglaterra e Itália. Um dos primeiros atos da ICA, foi a criação dos primeiros campeonatos do Mundo, substituindo as provas até então promovidas por entidades particulares.
Porém, somente em 1886, graças a alguns ingleses, foram organizados os primeiros campeonatos mundiais, com boa consistência e organização mais séria, na cidade de Leicester. Em 1893 devido a uma polêmica com os órgãos italianos, se fez nascer a atual UCI, União Ciclística Internacional.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Dia 25 de Janeiro - Dia do Carteiro


      Todos os anos, no dia 25 janeiro, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos comemora o Dia do Carteiro.


       A data resgata a memória da criação em 25 de janeiro de 1663 do Correio-Mor no Brasil, cujo primeiro titular foi Luiz Gomes da Matta Neto, que já era o Correio-Mor do Reino, em Portugal.
     Com a sua nomeação, começou a funcionar o Correio no Brasil como uma organização paraestatal e qualificado para receber e expedir toda correspondência do Reino.
     Em 19 de dezembro do mesmo ano, foi nomeado para o cargo de assistente do Correio-Mor na Capitania do Rio de Janeiro o alferes João Cavaleiro Cardoso.
    Vale observar que a palavra correio também significa carteiro, mensageiro, embora o serviço de carteiro, tal como conhecemos hoje, somente tenha tido início, no Brasil, no período da Regência, no século XIX.
Carteiros do Brasil
     Mesmo com a criação do Correio-Mor no Brasil Colônia, a entrega das correspondências até meados do século XIX era muito precária. As pessoas relutavam muito em pagar os serviços de correios, preferindo usar mão de obra gratuita, como os tropeiros, os bandeirantes e os escravos.
    Na história postal brasileira temos um carteiro que se notabilizou: Paulo Bregaro, que levou para o príncipe D. Pedro as notícias de Portugal que ensejaram a Independência do Brasil.
     As palavras proferidas pelo Conselheiro José Bonifácio de Andrada e Silva, ao recomendar pressa na entrega das correspondências, ainda hoje sintetizam a mística do trabalho responsável do carteiro: "Arrebente e estafe quantos cavalos necessários, mas entregue a carta com toda a urgência" - segundo uma versão. "Se não arrebentar uma dúzia de cavalos, no caminho, nunca mais será correio; veja o que faz!" - segundo outra.
Carteiros do Brasil
     Por seu feito, Paulo Bregaro é o patrono dos Correios.
      Em 1835 o Correio da Corte passou a fazer a entrega de correspondência a domicílio. Até então, só tinham direito a essa concessão, pelo Regulamento de 1829, as casas comerciais e os particulares que pagassem uma contribuição anual (de 10 a 20 mil réis).
     Em 1852, o telégrafo foi introduzido no Brasil e as pessoas que faziam a entrega de telegramas eram chamadas de mensageiros. Carteiro é a designação privativa dos serviços dos Correios. Hoje, a palavra carteiro é utilizada indistintamente para a entrega de cartas e de telegramas.
      A Repartição Geral dos Telégrafos era separada do Departamento de Correios; somente em 1931 é que houve a fusão dos dois serviços, criando-se o Departamento de Correios e Telégrafos - DCT.
Carteiros do Brasil
       Em 20 de março de 1969, o antigo DCT foi transformado na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT.

           Os Carteiros nos dias atuais
     Para atender a um país com dimensões continentais como o Brasil, e fazer a entrega dos 8,3 bilhões de objetos por ano, a ECT possui em seus quadros mais de 56 mil carteiros, o que representa mais da metade do efetivo da empresa.
Deste total, cerca de 10% são mulheres.
    Juntos os carteiros do Brasil percorrem por dia cerca de 397 mil quilômetros, o equivalente a quase 10 voltas completas ao redor da Terra
    Antes de sair às ruas para entregar as correspondências, os carteiros realizam uma parte do seu trabalho em Centros de Distribuição Domiciliária (local onde a carga postal é separada por ordem de ruas e de numeração) e Agências de Correio com distribuição domiciliária (agências pequenas).
Carteiros do Brasil
     Além da missão de entregar as correspondências, não raramente o carteiro é um líder comunitário, estando voltado também para o bem estar da sua comunidade. Esta liderança é facilmente reconhecida e creditada ao prestígio pessoal que este dedicado profissional tem perante a sua empresa e sua família.
     Os carteiros são também responsáveis pela difusão de importantes campanhas de conscientização da população e promoção da cidadania. Podem ser citadas as campanhas já realizadas de incentivo ao combate à dengue, aleitamento materno, doação de sangue e de medula óssea.
     Atuam, também, em ações para melhoria de suas condições de trabalho, como na campanha de conscientização para a correta instalação das caixas de correios, fora do alcance de cães, para garantir tanto a integridade dos carteiros quanto a dos objetos postais.
Carteiros do Brasil
     Exemplo de ação de caráter social que envolve os carteiros e que tem tido grande receptividade é o Papai Noel nos Correios. Desde 1997, quando se transformou em projeto corporativo, passou a ser desenvolvido em todas as 28 Diretorias Regionais.
     Em 2009, dois Estados testaram um novo modelo para o projeto, segundo o qual só podem participar crianças que cursam até a última série da 1ª etapa do Ensino Fundamental (ou seja, até a 4ª série ou 5º ano) de instituições de ensino públicas (municipais, estaduais ou federais), além de creches e abrigos. A intenção é contribuir para o alcance do 2º.
     Objetivo de Desenvolvimento do Milênio da ONU – Educação Básica de Qualidade para Todos. Em 2009, os Correios receberam 1.981.000 cartas, sendo que 21% foram adotadas. O projeto contou com o apoio e a participação de 3.818 voluntários internos, 669 voluntários externos e 462 parcerias.
Carteiros do Brasil
    Os presentes são entregues por carteiros ou outros empregados dos Correios em regiões carentes nos grandes centros urbanos.
     A propósito da confiança neste profissional, o carteiro - a face mais visível da empresa - muito contribui para o elevado conceito que a instituição Correios tem junto à população. Pesquisas realizadas em média a cada dois anos pela ECT confirmam esta realidade: os resultados gerais obtidos superam os 90% de confiança nos Correios.
     A profissão de carteiro, inclusive, é a segunda mais confiável no País e a quarta mais confiável no mundo. Foi o que revelou uma pesquisa feita no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa e divulgada em 2009 pelo Jornal Hoje, da Rede Globo. De acordo com a pesquisa, no Brasil os carteiros têm 90% de confiabilidade, atrás apenas de bombeiros e na frente de médicos e professores.
Carteiros do Brasil
     No mundo, os carteiros têm a confiança de 81% dos entrevistados, junto com médicos e atrás de bombeiros e professores.
     Muito tem sido falado do carteiro como profissional, mensageiro de boas e más notícias.
      Entretanto, aquele que fielmente cumpre a sua missão, tornando-se o elo principal entre as pessoas, independentemente da distância, é, acima de tudo, um admirável ser humano.
      Um brasileiro que, como todos os outros, tem alma e coração. Alma para entender o espírito de seu semelhante e disponibilizar o ombro amigo no primeiro momento após o recebimento de uma informação desagradável. Coração para perceber o brilho no olhar de quem recebe aquela tão esperada notícia de um ente querido.
     Os Correios têm no carteiro o seu mais representativo símbolo de identidade junto à sociedade. É a imagem da empresa que, juntamente com milhões de correspondências, chega diariamente aos diversos lares brasileiros.
     O carteiro, esta figura simpática que, por passar todos os dias por nossas casas, é facilmente adotado, involuntariamente, pela família. Quem já não ouviu a expressão "o meu carteiro" ou "o carteiro lá de casa"? Esta é a forma como tratamos o nosso carteiro.
     O nosso amigo de todos os dias. Aquele que, faça chuva ou faça sol, sempre passará pela nossa porta deixando uma mensagem de alguém que se lembrou de nós. 
Carteiros do Brasil
     Para que os carteiros possam desempenhar sua atividade com segurança e qualidade, os Correios possuem equipes destinadas a pesquisar constantemente melhorias das condições de trabalho.
     Como resultado, há vários anos a ECT fornece aos carteiros treinamento e equipamentos especiais, como bolsa, calçado, boné, óculos de sol, protetor solar e uniforme adaptado às condições climáticas de cada região do País.
     Em 2010, os carteiros trocaram as antigas bolsas por um novo modelo, com garantia de mais comodidade e conforto na entrega das correspondências. É a primeira bolsa ergonômica de carteiro, resultado de um estudo técnico cuidadoso da empresa em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (SP).
     Os próprios carteiros também participaram do processo, avaliando este acessório de trabalho e opinando sobre a eficiência dos diversos protótipos produzidos. 

ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...