sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Projeto Hino Nacional na Escola


   A área de Ciências Humanas da Escola Estadual Abílio Caixeta de Queiroz vem desenvolvendo o Projeto Hino Nacional na Escola que atende à Lei Federal nº 12.031/2009 e o Decreto nº 96.068 de 14/08, que estipula a obrigatoriedade das escolas do ensino fundamental e médio, públicas e privadas, a executarem uma vez por semana o Hino Nacional Brasileiro com o hasteamento da bandeira.

   A primeira vez que a obrigatoriedade do Hino foi determinada como uma das atividades das escolas ocorreu durante o governo de Getúlio Vargas, no ano de 1936. No o regime militar, em 1971, passou a vigorar no país uma lei que trata dos símbolos nacionais, que também obrigava a execução do hino nas escolas durante o hasteamento da bandeira, mas a lei também não definia a frequência com que ele deveria ser cantado pelos alunos.

   O Projeto tem como objetivo principal estimular a noção de patriotismo e civismo entre os estudantes, além da aprendizagem do exercício da cidadania. É sabido que grande parte dos estudantes desconhece o verdadeiro significado da letra e do histórico do hino. A partir da realização do Projeto, a Escola se propõe a incentivar o respeito aos símbolos nacionais de forma efetiva e dentre os objetivos se destacam o resgate atitudes de respeito aos símbolos nacionais e o sentimento de pertença à nação.

   A execução do Projeto vem acontecendo desde o início do ano, às sextas feiras, 8 horas, com a presença dos alunos das turmas em que os professores responsáveis do dia estiverem em aula. Os demais cessam as atividades e se colocam em posição na sala de aula, observando a postura de respeito dos alunos.

  O recolhimento da bandeira se dá às 16 horas, sob a responsabilidade dos professores e alunos do turno vespertino, que também repetem os procedimentos.

Responsáveis

Área: Ciências Humanas
Disciplina: História e Geografia
Ensino: Médio e Fundamental
Diretora: Maria das Graças Lemos – Diretora da Escola
Coordenação: Orozina Madalena Teixeira Braga – Professora de História
Adriane Corrêa Brito – Professora de Geografia
Omar – Professor de Geografia
Eduardo – professor de História e Geografia
Regina de Fátima Pacheco – Professora de História
Adelino – Professor de História













Um comentário:

  1. Mês de julho, final da Copa do Mundo, bandeiras tremulando, milhões de brasileiros cantando o Hino Nacional Brasileiro...
    E o Projeto Hino Nacional na Escola sendo reavivado!
    Como é gratificante ver institucionalizado um projeto que iniciei no ano de 2003.
    Tenho certeza de que muitos funcionários e professores, ex-alunos (alguns hoje fazem parte do corpo docente) ainda se lembram dessa época.
    O Projeto originalmente intitulado RESGATE DA CIDADANIA contou com a participação na sua elaboração e execução os professores Maria da Luz, Eliana, Rodrigo, Alessander, Núbia, Cleusa, Lílian, Omar, Adilamar e Elizabeth (Coordenadora).
    Toda a comunidade escolar se viu envolvida no referido Projeto: Alunos, Direção, Especialistas, Funcionários da Secretaria e Auxiliares de Serviços Gerais, Amigos da Escola, Pais, Colegiado, Parceiros.
    Uma vez por semana, em dias alternados, uma turma (por turno) reunida no pátio cantava o Hino Nacional Brasileiro, bem como havia o hasteamento/arriamento da Bandeira Nacional. As demais turmas permaneciam em suas salas e também cantavam o Hino no mesmo horário. Dessa forma, a maioria dos professores também participava do evento.
    Não podemos nos esquecer de que o Projeto contava também com a confecção de murais relacionados às datas cívicas. Uma vez ao mês, todas as turmas de cada turno se reuniam no pátio para a execução do Hino Nacional, Hasteamento/Arriamento da Bandeira Nacional e comemoração das datas cívicas do mês.
    A semente foi lançada em terra fértil.
    Fico imensamente feliz em saber que houve continuidade no trabalho por mim iniciado.
    Parabéns à equipe responsável!
    Um abraço carinhoso...

    Elizabeth Maria de Sant'Anna (ex-professora e ex-diretora)

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita. Volte sempre!

ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...