segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Plantão Enem discute as novas tecnologias de comunicação.


     Coletividade, redes sociais, sociabilidade na internet... Essas palavras são familiares principalmente para aqueles que estão acostumados com o universo digital. A internet mudou, ou melhor, a maneira como nos relacionamos e o uso que fazemos das aplicações disponíveis foi alterado nos últimos anos. Poucas inovações tecnológicas provocaram tantas mudanças num curto espaço de tempo na sociedade, como as tecnologias de informação e comunicação (TICs), possibilitando que a internet se tornasse espaço de exercício de democracia e cidadania. Essa discussão tão atual será o tema do próximo Plantão Enem, que vai ar neste sábado, 08, a partir das 10 horas, na Rede Minas e também no plantaoenem.com.br.

     A abordagem será multidisciplinar, respeitando a lógica das questões do exame, que exige que o aluno faça associações entre elas. Três professores de áreas distintas discutirão as TICs sob o ponto de vista da sua disciplina, como explica o professor de Sociologia e consultor do programa, Geraldo Élvio Magalhães. “Essa temática é de interesse dos alunos e pode cair na prova do Enem. Meu foco será sociabilidade na internet com recorte na dimensão política, além de abordar o uso das redes sociais nas eleições de Barack Obama, a primavera árabe [protestos e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011] e as redes na mobilização dos movimentos sociais”, adianta o professor.
     Também serão abordados Português, com a professora Leiva de Figueiredo que vai destacar a comunicação no século XXI e os impactos sobre as linguagens, já o professor Cássio Miranda explora as novas tecnologias sob a ótica da Filosofia.

Além desse programa, haverá mais dois com conteúdos transversais (interdisciplinares), sobre meio ambiente e crise mundial, temas atuais com grandes chances de serem cobrados no Enem.
Parceria e audiência

      O portal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) passou a publicar os materiais do Plantão Enem, disponíveis no http://www.ebc.com.br/educacao/ .
       Segundo o relatório de métricas das redes sociais e do site do Plantão Enem, em agosto foram efetuadas 93.920 visualizações de páginas e 40.762 visualizações dos vídeos. Durante a transmissão ao vivo dos dois últimos programas, foram enviados 51 e-mails e atendidos 41 telefonemas com dúvidas e/ou sugestões. O historiador Cássio de Souza, que é surdo, assiste ao Plantão Enem e em e-mail enviado ao programa ressaltou a importância da tradução para a Linguagem Brasileira de Sinais. “Esta medida viabiliza a inclusão dos alunos surdos”, comenta.
   Outro participante que aprovou a iniciativa é Joubert Bustamante Junior, diretor da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta, em Ribeirão das Neves. “Essa parceria entre a Secretaria de Educação e a Rede Minas, reeditada em 2012, traz benefícios aos alunos que se preparam para as provas do Enem, principalmente os da rede pública estadual”, elogia.
Fonte Maior - Secretaria de Estado e Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita. Volte sempre!

ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...